Campanha de vacinação contra Sarampo 2020

Depois de mais de 20 anos sem notificação de morte por sarampo no estado do Rio de Janeiro, Davi Gabriel, um bebê de 8 meses, morreu no dia 06 de janeiro deste ano. O bebê contraiu sarampo antes de completar 6 meses, idade mínima para tomar a primeira dose da vacina.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Campanha de vacinação 2020 começa no sábado, 15 de fevereiro

A nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo convoca mais de 3 milhões de crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos, que devem se vacinar, entre 10 de fevereiro e 13 de março, com o Dia ‘D’ de mobilização em 15 de fevereiro. Com o conceito “Mais proteção para a sua família”, a campanha visa sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos, reforçando que o sarampo é uma doença grave e que pode matar.

Os horários de abertura dos postos de vacinação variam de região para região, consulte antes de sair de casa.

Segundo o Ministério da Saúde, foram encaminhadas neste ano 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral aos estados. O número corresponde a um aumento de 9% no volume de doses que foram solicitadas.

De acordo com os números de registros da doença, em 2019 foram registrados 18,2 mil casos de sarampo em 526 municípios. Em São Paulo, foram registradas 14 mortes e uma em Pernambuco. O maior número de casos também foi registrado em São Paulo, 16 mil (Agência Brasil).

Para comentar sobre os riscos e prevenção, a pediatra Priscila Matos, do grupo Prontobaby, esclareceu as principais dúvidas sobre o assunto.

01 – O que é Sarampo?

O Sarampo é uma doença viral aguda causada pelo Morbilivirus. A transmissão ocorre, principalmente, no inverno e primavera através de aerossóis respiratórios e gotículas. Mas, a epidemia de Sarampo é um fenômeno global. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) mostram que, em 2017, a doença foi responsável por 110 mortes.

2 – Quais são as principais causas da doença?

A doença é infecciosa aguda, de natureza viral, e pode se manifestar em todas as idades, especialmente, em crianças, jovens e adultos. Ela é transmitida pela fala, tosse e espirro, por exemplo, e extremamente contagiosa. Mas, que pode ser prevenida com vacina.

3 – Quanto tempo o vírus demora a se manifestar no corpo?

O período de incubação varia de oito a 12 dias desde a exposição ao vírus e o início dos sintomas. Nos primeiros cinco dias pode haver manifestação de febre alta, tosse, coriza e conjuntivite. As manchas vermelhas características da doença surgem entre o terceiro e o sétimo dia, com início atrás das orelhas e distribuição para todo o corpo.

4 – Como se prevenir?

A melhor e única forma de prevenção é com a vacina. Não existe nenhuma medicação específica para o tratamento, portanto todos devem se vacinar.

5 – Quem já se vacinou quando pequeno deve tomar a vacina outra vez?

Quem já se vacinou quando criança deve receber a dose de reforço na adolescência ou quando adulto. Serão até duas doses dependendo da situação vacinal anterior. Quem está com a vacina atrasada ou nunca se vacinou deve procurar pontos de vacinação.

6  – Quais medidas os pais devem tomar para prevenir os filhos?

A melhor medida é vacinar os seus filhos. Atualmente, existe uma corrente contra vacinas e isso faz com que doenças, que até pouco tempo estavam controladas, voltem, como o próprio Sarampo. O medo e os mitos das vacinas estão levando a um surgimento de novos surtos de doenças, o que de fato está colocando, diretamente, toda a população em risco.

Siga nosso Instagram: @somosmaesdeprimeiraviagem

Acesse nossa  agenda  de cursos e rodas de conversa e participe!

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!