Por que o descanso é tão importante durante a gravidez?

Nos primeiros meses de gestação é normal se sentir um pouco cansada e sonolenta. Isso porque são muitas as mudanças hormonais que a gestante sofre durante essa fase.

 

É aconselhável que a mulher mude a sua rotina de descanso durante a gestação, o sono, principalmente, precisa ser de 8 horas por noite no mínimo. Já no segundo trimestre, você vai sentir que essa sonolência perde a força e isso se deve a estabilização hormonal que o corpo sofre. Mas, ainda assim o descanso é essencial.

 

A doutora Priscila Cury, obstetra da Pro Matre Paulista, alerta para a questão das horas de sono da gravidinha: “A gestação é um momento único na vida da mulher e ela deverá se preparar para receber as mudanças que seu organismo irá exigir nesse período. Recomenda-se que a gestante durma cedo e tenha sono relaxante e reparador por cerca de 8 horas ao dia.”

 

E os cuidados não param nos primeiros meses de gestação, não. “É aconselhável, no terceiro trimestre, que além do período noturno, a gestante estabeleça dois períodos de cerca de 20-30 minutos, durante o dia. De preferência, com as pernas para cima e em decúbito lateral esquerdo com o avanço da gravidez”, complementa a doutora.

 

Você precisa conhecer o seu corpo e entender as mudanças que ele está sofrendo nessa fase, e claro, respeitá-lo. “Além disso, é fundamental que a gestante estabeleça uma conexão com seu organismo e respeite as limitações que seu corpo for impondo ao longo da gestação. A orientação é sempre desacelerar. No início, algumas gestantes queixam-se de sonolência excessiva, necessitando de mais descanso nessa fase” explica Cury.  

 

Mamãe, desacelere a  sua rotina o máximo que você puder, pois isso pode te ajudar a ter uma gestação mais tranquila e saudável. A dra. Priscila ressalta que não há nada cientificamente provado se a qualidade de descanso da gestante pode causar algum problema ao bebê ou a gestação: “Não há estudos que comprovem o impacto direto de uma rotina exaustiva na evolução da gestação. No entanto, um ritmo acelerado está associado à má hidratação e alimentação. Isso se relaciona à baixo peso do recém-nascido, alterações do líquido amniótico e trabalho de parto prematuro”.

 

Os principais sinais que o seu corpo precisa de uma pausa são comuns e bem conhecidos por nós. A obstetra explica como perceber os sinais que o seu organismo te dá para que você organize um momento de descanso: “Principalmente cansaço e sono, mas com planejamento, um pré-natal individualizado e respeito às limitações, a grávida atravessará esse período da vida com muita saúde para mamãe e o bebê”, finaliza.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!