Por que é importante tomar ácido fólico?

Toda mulher que procura um médico porque pretende engravidar, logo escuta: “tem que começar a tomar o suplemente de ácido fólico”, mas você sabe o por quê?
 

O ácido fólico é extremamente necessário para a prevenção, já que atua diretamente no desenvolvimento do feto. O ginecologista, Dr. Alfonso Massaguer, explica que a vitamina é importante para a divisão celular e, principalmente, na formação do tubo neural, sistema nervoso do feto. 
 
E quando devemos começar a tomar? “Deve ser iniciado três meses antes de começarem as tentativas para engravidar e ser mantido até pelo menos 12 semanas de gravidez”, explica o ginecologista e especialista em reprodução humana. 
 
Estudos mostram que a ingestão de ácido fólico previne em mais da metade as chances do bebê vir a apresentar alterações do tubo neural, como anencefalia ou espinha bífida.
 
Alimentos, como vegetais de folhas verde-escuras, frutas, feijão e gema de ovo, tem ácido fólico, mas a quantidade não é suficiente e, por isso, é necessário a suplementação. 
 
A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que seja ingerido 0,4 miligrama por dia da vitamina, mas é importante sempre consultar o médico. 
 
Além de atuar na formação do tubo neural, estudos mostram que o ácido fólico também pode prevenir doenças do coração, do trato urinário e fissura lábio-palatina. 
 
Converse com o seu médico para uma gestação tranquila e segura. 

 

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,991FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!