É indiscutível a importância do pai em todas as fases da gravidez. E durante o pré-natal essa presença é ainda mais indispensável. O apoio à mamãe e o contato direto com o bebê ainda dentro da barriga fazem toda diferença para uma gestação saudável.
A barriguinha não é e nem pode ser um obstáculo para a comunicação com o bebê, já que é comprovado cientificamente que o pequeno consegue escutar e perceber alteração de temperatura ainda dentro da barriga.
Carinho e atenção nunca são demais nessa fase, pois a mulher está mais sensível e precisando de todo esse afeto. As alterações hormonais são inúmeras, por isso, o papai também deve ter paciência e entender o lado da mamãe nessa fase.
Relações sexuais podem ser mantidas durante esse período sem problema algum, mas nos primeiros meses o casal deve ter cuidados. Nada de movimentos bruscos e violentos para que não aconteça nenhum problema. A partir do quarto mês, a gravidez estará mais estabilizada, assim as relações sexuais podem ser feitas com mais tranquilidade, sempre respeitando os limites da mulher.
O papel do marido é muito importante, pois ele que vai dar todo o suporte necessário para que a mulher tenha uma gravidez e pós-parto tranquilo. O diálogo é sempre muito importante, o casal não deve perder essa habilidade.
Chegar em casa e escutar a gravidinha, conversar e mostrar interesse em saber como foi o dia dela faz muita diferença. Estar sempre presente nas realizações de atividades do dia a dia e ajudá-la no que for preciso.
A presença no trabalho de parto e durante o nascimento da criança são essenciais, já que a pessoa que a mamãe mais precisa nesse momento é você. Se faça presente em cada grande mudança para que sua esposa se sinta mais segura, feliz e amparada.