Palestra “Tristeza ou Depressão Pós-Parto”

Muito se fala sobre a depressão pós-parto e são tantas informações que chega a ser difícil absorver tudo. No dia 19 de Maio o Somos Mães de Primeira Viagem, em parceria com a psicóloga perinatal e Infantil Maria Elisangela Nunes e a FNAC, realizou uma palestra exclusiva sobre a tristeza ou depressão pós-parto.

 

A palestra foi feita com o intuito de ajudar as mães a identificarem sinais da depressão após o nascimento do bebê. De forma detalhada e clara, a psicóloga perinatal Maria Elisangela abordou temas como a parentalidade, sentimentos ambivalentes, alterações no humor, Baby Blues, demanda do bebê, sintomas e a depressão pós-parto masculina.

 

No Brasil o índice de depressão pós-parto é de 25%, e ela costuma aparecer até um ano depois do parto. A psicoterapia costuma ser o tratamento adequado para esse quadro, e em casos mais extremos, a medicação se faz necessária. Mas, esse mal não costuma se manifestar só em mulheres, não. A depressão pós-parto pode afetar os homens também, e no Brasil sua incidência é de 10,4%.

 

Muitos são os sentimentos nessa fase, e tudo que acontece afeta diretamente a qualidade de vida da mulher. Os sintomas mais comuns da depressão pós-parto são: tristeza ou irritabilidade, diminuição da energia, insônia ou hipersonia, perda ou aumento de apetite,  dificuldade em concentração e memorização e ausência de motivação para atividades rotineiras.

 

Mas a depressão pós-parto pode ser completamente tratada, e seu diagnóstico rápido impede que o quadro se agrave. Caso você tenha alguns desses sintomas, ou todos eles, procure um especialista para entender o que está acontecendo. Agradecemos a Psicóloga Perinatal e Infantil Maria Elisangela Nunes Carneiro por nos conceder um tempo em sua agenda para discutir um assunto tão importante. 

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!