Oligoidrâmnio: o que a perda de líquido amniótico pode causar?

Nós ouvimos muito falar sobre o líquido amniótico, mas o que não sabemos é o que a perda dele influencia. O líquido amniótico é essencial para uma gravidez tranquila: protege o bebê, amortece choques e movimentos bruscos, não deixa o cordão umbilical se comprimir, mantém a temperatura do útero adequada para o bebê e ajuda no desenvolvimento digestivo e respiratório.

 

O oligoidrâmnio, como também é conhecida a perda do líquido amniótico, pode ocorrer por uma série de motivos como ruptura parcial da bolsa, problemas na placenta, anomalias do bebê, síndrome de transfusão feto-fetal ou causada por medicamentos ingeridos pela mamãe.

 

Uma dúvida que deve estar na sua cabeça agora é “o que acontece quando perdemos o líquido amniótico?”. Geralmente, acontece por volta do terceiro trimestre, cerca de 8% das grávidas sofrem com o oligoidrâmnio.

 

Mamãe, você deve ficar atenta sempre. Pois esse líquido está em constante mudança durante a gravidez e tem um aumento significativo entre 34 e 36 semanas de gestação. Nesse período, você pode ter de 800ml a 1 litro de líquido na sua barriguinha, e quando o nascimento do bebê for se aproximando esse número tende a abaixar.

 

Mas por que você deve se preocupar com essa diminuição? Bom, ele é muito importante para o desenvolvimento de vários órgãos do seu bebezinho, além disso, a falta dele aumenta o risco de parto prematuro.

 

Você pode acompanhar a quantidade de líquido amniótico na sua barriguinha através da ultrassonografia. É importante sempre ter um acompanhamento médico.

 

Mamãe, você também pode reparar em alguns sinais que indicam a perda do líquido amniótico. Acenda o sinal vermelho e corra para o médico se você começar a perder líquido pela vagina ou o bebê não se mexer como antes.

 

Mas se estiver passando por isso agora não precisa se desesperar, o que acontecerá é que o seu médico acompanhará a sua gravidez de pertinho. Quando a causa for identificada o médico te orientará para que tudo volte ao normal e sua gravidez continue tranquila. No caso de desidratação, é recomendada a ingestão de mais líquidos durante o dia, repouso e, em alguns casos, o especialista indicará banhos submersos.

 

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,986FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!