O que é inseminação artificial?

A inseminação intra-uterina ou inseminação artificial, como é mais mais conhecida, é um procedimento de reprodução assistida de baixa complexidade. Nesse método, a fertilização acontece dentro do corpo da mulher, o sêmen do parceiro é preparado em laboratório e inserido na cavidade uterina por meio de um cateter.

 

De acordo com o dr. Alfonso Massaguer, ginecologista e especialista da Clínica Mãe, a inseminação artificial é uma boa opção de tratamento para os casais nos quais a mulher apresenta histerossalpingografia normal (exame feito no útero e nas trompas uterinas) e o homem tem uma alteração espermática mais leve, que poderá ser corrigida com o preparo do sêmen:  “Além disso, a inseminação artificial também poderá ser utilizada para tratamento de casais com infertilidade sem causa aparente após completa investigação diagnóstica”, explica.

 

O tratamento não é indicado para quem tem trompas obstruídas, homens com espermograma muito alterado ou fator masculino severo e para mulheres com idade avançada. A fase de indução ocorre em aproximadamente 10 dias e o resultado sai após 15 dias do procedimento realizado.

 

Como é o procedimento? Dr. Alfonso explica para gente.

 

“A inseminação artificial consiste no incentivo da ovulação com medicamentos hormonais, por via oral ou aplicação subcutânea, em média por 10 a 12 dias. Durante este período a indução da ovulação é monitorada por exames de ultrassom transvaginal. Geralmente 34 a 36 horas antes da inseminação intra-uterina administra-se uma medicação para incentivar mais uma vez a ovulação e no dia programado realiza-se o preparo seminal seguido da inseminação propriamente dita. O preparo seminal é realizado após a coleta por masturbação para melhorar a capacidade dos espermatozoides em fertilizar o óvulo, em média 1 a 2 horas antes.”

 

Clínica Mãe tem uma equipe multidisciplinar super preparada para te atender, conforme a sua necessidade médica. Não se esqueça de mencionar a Somos Mães de Primeira Viagem para garantir um presente especial. 

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!