Mitos e verdades sobre a saúde bucal da gestante e do bebê

O pré-natal odontológico é fundamental para a saúde da mulher grávida, com indicação relevante no cartão da gestante, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde. Entretanto, alguns mitos são muito frequentes, como, por exemplo, o uso de anestesia em tratamentos dentários durante a gestação.

O odontologista Walter Gubeissi Filho, profissional parceiro da Somos Mães que atuou em diversas turmas do nosso Curso para Gestantes, desmitificou os principais. Confira:

A gestante deve ir ao dentista quando descobre que está grávida. 

Mito. Quando a gestação é programada, a mulher deve procurar o dentista antes de engravidar. Caso haja necessidade de tratamento, é possível iniciar os procedimentos antes da gravidez de maneira mais confortável. Entretanto, se a gravidez não for programada, é importante agendar uma consulta ao dentista o quanto antes, tendo em vista que algumas doenças bucais se manifestam apenas após atingirem um estágio mais grave. É importante lembrar que o obstetra deve ser sempre consultado em caso de tratamento bucal.

O melhor período para tratamentos odontológicos é no começo da gestação.

Mito. O melhor período para tratamentos é durante o segundo trimestre gestacional pois é o período que, normalmente, as náuseas já passaram, e a barriga ainda está pequena sendo, portanto, mais confortável para ficar na cadeira do dentista.  

Vale reforçar que essa orientação serve apenas para procedimentos eletivos. Em caso de dor o tratamento deve ser realizado o quanto antes, já que a dor pode ser indicativo de inflamação e onde tem inflamação há bactérias, que podem atingir o líquido amniótico e a placenta.

O uso de anestesia em tratamentos dentários é proibido durante a gestação.

Mito. A quantidade de anestésico utilizado nos tratamentos dentários é baixa, não provocando risco à saúde da gestante e do bebê. Além disso, a dor é mais nociva para a grávida, além de ser indicação de inflamação e bactérias. De toda forma, falar com o obstetra que acompanha o pré-natal é importante.

É importante consultar um odontopediatra antes do bebê nascer.

Verdade. Depois que o bebê nasce a família tem muitas preocupações, especialmente a mãe, e muitas consultas ao pediatra e vacinações mensais logo após o segundo mês de vida. Por isso, o ideal é aproveitar o pré-natal para aprender sobre os cuidados orais do bebê, como quando iniciar a higiene bucal e programar a primeira visita ao dentista. 

Existe um tempo certo para os dentes dos bebês começarem a nascer.

Mito. Assim como andar e falar, o nascimento dos dentinhos varia muito de uma criança para outra. Entre cinco meses até um ano e meio é um período provável para o surgimento da primeira dentição.

Curso para Gestantes Somos Mães: turmas mensais, acesse aqui.

Acompanhe nossas redes sociais:

Instagram | Facebook | LinkedIn

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!