No dia 7 de dezembro, a Câmara de São Paulo aprovou a lei que permite a entrada de doulas para acompanhar os partos em hospitais público, durante os exames pré-natais, consultas, parto e pós-parto.
O documento agora segue para a aprovação da Prefeitura de São Paulo, que vai servir de complemento para a lei que garante a entrada de um acompanhante da escola de gestante durante o trabalho de parto. O não cumprimento dessa lei acarreta no afastamento do responsável e na aplicação de penalidades pelos órgãos de saúde e e gestor da instituição.
O documento ainda tem um longo caminho a ser percorrido e pode só ser discutido na gestão do novo Prefeito, João Dória, já que a gestão atual está em processo de conclusão.
A importância que o amparo de uma doula tem é gigantesco, o cuidado, atenção e assistência que é prestado para a mãe nesse momento é um gesto de amor. Com esse apoio as mamães de primeira viagem podem se sentir mais seguras e aliviadas quanto as questões da gestação, parto e pós-parto. A liberação da entrada de doulas em hospitais públicos pode fazer a diferença na vida de muitas mães e mudar a história dentro de maternidades públicas.