Ingerir álcool na gestação pode causar prejuízos físicos, mentais e de comportamento ao feto

Entre os transtornos relacionados ao uso do álcool, o mais grave deles é síndrome alcóolica fetal (SAF), cujas características clínicas são: retardo de crescimento pré-natal e/ou pós-natal, dismorfologia facial, disfunção do sistema nervoso central, entre outras

A prevalência de ingestão de álcool durante a gravidez no Brasil é acima da média mundial. Se globalmente a estimativa é que 9,8% das gestantes consumam bebidas alcóolica, no Brasil, este número é de 15,2%. Levando-se em conta os prejuízos que o álcool podem causar ao feto, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças e outras organizações reconhecem que não há quantidade segura de consumo de álcool durante a gravidez e recomendam a abstinência total do álcool.

De acordo com a médica obstetra com mais de 20 anos de experiência profissional, dra. Bruna Pitaluga, estudos já demonstraram que mínimas doses de álcool atravessam a placenta através do sangue materno chegando ao líquido amniótico e ao feto em desenvolvimento. Passada somente uma hora da ingestão, os níveis de etanol no líquido amniótico e no sangue fetal já são equivalentes aos da gestante.  “Como o feto não apresenta mecanismos maduros de destoxificação, o álcool não é metabolizado e tem efeito ainda mais intenso para o seu metabolismo”, diz.

A ingestão alcóolica durante a gravidez pode causar: abortamento, natimorto e uma série de alterações comportamentais, intelectuais e físicas”, explica a médica obstetra. Entre essas alterações está a síndrome alcóolica fetal (SAF) e os distúrbios do espectro alcoólico fetal (DEAF), que são as causas mais comuns de deficiência intelectual não hereditária.

O SAF é a forma mais grave de um espectro de transtornos relacionados ao uso do álcool, que também inclui: a síndrome alcoólica fetal parcial; alterações ao neurodesenvolvimento; e malformações congênitas. Estima-se que a SAF afete entre 1,5 mil e 6 mil crianças nascidas todos os anos no Brasil. Apesar de sua gravidade e prevalência, ressalta dra. Bruna, a síndrome é frequentemente ignorada ou diagnosticada erroneamente, o que impede que as crianças afetadas recebam os serviços necessários de forma oportuna.

Participe do Curso para Gestantes Somos Mães, turmas mensais, acesse aqui.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!