Gripe H1N1

A gripe H1N1 é uma doença causada pelo vírus Influenza tipo A, também conhecido por gripe suína, por ter sido iniciada nos porcos. 

 

Assim como as demais gripes, a H1N1 é contagiosa. A transmissão se dá por meio de tosse, espirro, secreções respiratórias e gotículas de saliva. O paciente pode levar de um a quatro dias para apresentar os sintomas da doença, após o contágio, e de um a sete dias para transmitir o vírus.

 

Até o dia 26 de março, o Brasil já teve 71 casos de morte por H1N1, segundo o Boletim Epidemiológico de Influenza do Ministério da Saúde, divulgado no mês passado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), foram registrados 444 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) pela Influenza A – H1N1 este ano.

 

Os sintomas são febre, tosse, dor de garganta e de cabeça, calafrios e dores no corpo, fraqueza, náuseas, congestão nasal e coriza, bem similares a uma gripe comum, mas com o agravante que pode levar à morte, em casos de insuficiência respiratória. O tratamento inclui repouso, analgésicos, antirretrovirais e ingestão de líquidos.

 

Nesse período de epidemia, o indicado é evitar o contato com indivíduos contaminados, locais fechados, espaços com muitas pessoas e deve-se sempre lavar as mãos antes de levá-las à boca e ao nariz. Mas a melhor forma de prevenção é a vacina ministrada em clínicas particulares e no sistema público.

 

Em casos de suspeitas, os pacientes devem procurar um clínico geral, infectologista ou pneumologista para orientações, esclarecimentos de dúvidas e indicação de exames, se necessário. “As gripes, em geral, são mais comuns no inverno, mas o surto este ano começou no verão, por isso, a atenção deve ser redobrada neste momento. É importante consultar um especialista e já optar pela vacina”, alerta Dr. Luiz Eduardo Albuquerque da Fertivitro. 

 

Texto: Agência Escrita

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,976FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!