Gravidez após os 50 anos: entendendo os limites biológicos e científicos

O anúncio recente de gravidez da atriz Cláudia Raia mexeu com as mídias sociais e com a cabeça de muitas mulheres que estão enfrentando problemas para engravidar ou que pensam em adiar a maternidade. Ter um filho quando desejado é um componente fundamental da vida de muitas pessoas. Os direitos dos indivíduos de constituir uma família e decidir livre e responsavelmente o número, o espaçamento e o tempo de seus filhos,  de ter as informações e os meios para fazê-lo, constam em documentos internacionais de direitos humanos desde 1948.

Os avanços científicos e tecnológicos no campo da Medicina Reprodutiva deram às mulheres novas perspectivas e a possibilidade de controlar seu ciclo reprodutivo, escolher ou não a maternidade, o número de filhos e de quando tê-los. O adiamento da maternidade, para idades cada vez mais avançadas, é um fenômeno mundial que reflete as várias mudanças sociais e econômicas registradas recentemente. A ocorrência de gestações naturais após os 50 anos, entretanto, é evento extremamente raro de modo que a gravidez de Cláudia Raia não serve como exemplo para a esmagadora maioria das mulheres.

Na verdade, atrasos podem ser extremamente deletérios para a fertilidade feminina. O relógio biológico feminino obedece a mecanismos complexos e ainda pouco conhecidos. Há uma queda significativa da capacidade reprodutiva feminina a partir dos 35 anos de idade e não há como interromper nem reverter tal fenômeno. Com o passar dos anos, há redução da qualidade e da quantidade dos óvulos até a ocorrência da última menstruação (menopausa) que chega, em média, aos 51 anos para a maioria das mulheres, que é precedida de alterações hormonais e reprodutivas que iniciam bem antes da menopausa. Dessa forma, após os 40 anos de idade, as chances de engravidar espontaneamente são reduzidas de maneira significativa e aumentam as chances de abortamentos entre outras complicações.

É preciso ainda considerar que os riscos gestacionais aumentam à medida que a idade materna avança, e que a gravidez não pode ser postergada indefinidamente. O desenvolvimento de técnicas como o congelamento de óvulos deu às mulheres o poder de escolher adiar a decisão da maternidade, sem a pressão do relógio biológico. Idealmente, o congelamento de óvulos deve ser feito até os 35 anos de idade em vista da queda natural da qualidade e quantidade dos óvulos a partir daí. Outra vantagem é que se decidir não usar os óvulos ou se engravidar espontaneamente, estes podem ser descartados.

Assim, como planejam sua educação e suas carreiras, as mulheres precisam aprender a cuidar da sua saúde reprodutiva e, caso queiram, podem planejar a maternidade. Além disso, crenças e a divulgação de informações equivocadas atrasam o diagnóstico e a realização do tratamento adequado. Até o momento, não há nenhum método capaz de medir nem a quantidade nem a qualidade do pool de óvulos, a chamada reserva ovariana. Apesar de todo o desenvolvimento tecnológico, não há como medir o tempo de vida fértil de uma mulher nem meios eficazes para prolongá-lo naturalmente. Dessa forma, a decisão de ser mãe não pode ser adiada indefinidamente. A maternidade, caso desejada, deve ser discutida e planejada de modo a permitir uma gestação sem complicações e o nascimento de crianças saudáveis.  Cada mulher é única e como tal deve ser avaliada e ter o direto de receber informações embasadas no melhor conhecimento científico disponível.

Texto: Dra. Márcia Mendonça Carneiro – Diretora científica Clínica Origen, Professora Associada- Departamento de Ginecologia e Obstetrícia – Faculdade de Medicina da UFMG.

IG: @clinicaorigenreproducao

Participe do nosso Curso para Gestantes Somos Mães, acesse aqui.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!