Grávidas veganas: 7 suplementos para uma gestação saudável

*Por Phillip Ji, Co-CEO da Orient Mix 

Abrir mão de alimentos de origem animal é uma escolha cada vez mais presente na sociedade. Embora seja um desafio, a dieta vegana vem conquistando muitos adeptos. No entanto, ao deixar de consumir carnes e ovos, por exemplo, é necessário ter atenção para que o organismo não sofra impactos, principalmente no caso de mulheres grávidas.

Muitos nutrientes imprescindíveis para o crescimento saudável de um bebê vêm de carnes e produtos de origem animal. Com isso, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados durante a gravidez. A boa notícia é que gestantes veganas não precisam interromper a dieta, desde que mantenham cautela e suplementação adequada.

Ácido fólico

O suplemento deve fazer parte da vida não só de quem já está grávida, mas também daquelas que desejam engravidar. Previne anomalias congênitas e problemas no fechamento do tubo neural do bebê. Também conhecido como Vitamina B9, o ácido fólico ainda ajuda a combater a anemia e as doenças cardiovasculares.

Ferro

Durante a gestação, a baixa reserva de ferro no organismo precisa ser reposta para que o quadro não evolua para uma anemia grave. O mineral atua no desenvolvimento do cérebro da criança, na prevenção do parto prematuro e na mortalidade perinatal.

Ômega 3

Para gestantes veganas, o suplemento de algas rico em DHA auxilia na formação de membranas celulares do sistema nervoso central e na redução de risco de parto prematuro. Auxilia ainda na visão e na coordenação do bebê, além de melhorar a imunidade.

Proteínas

Suplementos de proteína em pó vegetal são importantes, principalmente no segundo e terceiro trimestres da gestação. Médicos indicam para mulheres que não conseguem atingir a quantidade ideal do nutriente na alimentação.

Vitamina B12

Estudos apontam que a deficiência da vitamina B12 pode comprometer o desenvolvimento cerebral dos bebês. Gestantes nessa condição estão mais propensas ao parto prematuro e ao comprometimento neurológico. Por isso, é importante adequar os níveis de B12 no sangue. O suplemento também evita o risco de descolamento da placenta.

Cálcio

A substância auxilia no desenvolvimento do feto e ajuda a prevenir a pré-eclâmpsia, condição que pode levar a complicações graves.

Vitamina D3

É uma importante aliada na absorção do cálcio. A deficiência da vitamina pode causar atraso na formação dos ossos das crianças e no crescimento das cartilagens. Entre os benefícios estão a diminuição do risco de aborto espontâneo, crescimento saudável da placenta e bom funcionamento do sistema imunológico.

Amamentação

Durante a amamentação, mulheres veganas devem manter uma alimentação ainda mais rica em legumes, verduras, frutas, leguminosas e cereais. Um estudo da Amsterdam University Medical Centers, apresentado na Europa em 2023, mostra que uma dieta vegana de mães lactantes não afeta as concentrações de nutrientes essenciais no leite materno para o desenvolvimento do bebê.

*Phillip Ji é Co-CEO da Orient Mix – orientmix@nbpress.com.br 

Participe do Curso para Gestantes Somos Mães, turmas mensais, acesse aqui.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!