Governo Federal lança Programa Mães do Brasil e Estratégia Brasil pra ELAS

Dois decretos assinados pelo presidente da República Jair Bolsonaro, no dia oito de março, marcam as celebrações do Dia Internacional da Mulher. Os documentos instituem o Programa Mães do Brasil, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino – Brasil pra ELAS e o Comitê de Empreendedorismo Feminino, promovidos pelo Ministério da Economia (ME). As ações são voltadas à proteção integral para a gestante e à maternidade e ao empreendedorismo feminino no país.

O Programa Mães do Brasil consiste em uma estratégia de proteção integral à gestante e à maternidade, com a proposta de articular e desenvolver políticas públicas voltadas à promoção da dignidade da mulher enquanto mãe. Entre os objetivos da iniciativa, consta ainda a garantia dos direitos da criança nascida e por nascer, o nascimento seguro e o desenvolvimento saudável.

Também é finalidade do programa do MMFDH o reconhecimento do valor da maternidade para o bem comum, a fim de amparar as mulheres no exercício integral da maternidade, desde a concepção até o cuidado com os filhos; e o fomento à inserção e reinserção das mulheres mães no mercado de trabalho, a conciliação trabalho-família e a equidade e corresponsabilidade no lar.

“É por isso que o projeto Qualifica Mulher é crucial para o programa Mães do Brasil. O Decreto assinado pelo presidente já prevê essas necessidades da mulher que também é mãe e deseja permanecer ou retornar ao mercado de trabalho. A iniciativa representa uma grande mobilização da sociedade, então contar com instituições parceiras faz toda a diferença”, ressalta a secretária nacional de políticas para as mulheres do MMFDH, Cristiane Britto, ao citar os Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) incluídos no Decreto e celebrados no âmbito do Qualifica Mulher.

Os ACTs englobam parcerias do MMFDH com o MC, o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Interlegis, o Banco do Nordeste (BNB) e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Empreendedorismo

A Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino – Brasil pra ELAS e o Comitê de Empreendedorismo Feminino têm a proposta de criar um plano de desenvolvimento e estímulo ao empreendedorismo feminino no país, a partir de ações como a ampliação da oferta de crédito para mulheres empresárias. Nesse contexto, a solenidade conta com uma assinatura de contrato de microcrédito junto a bancos públicos.

“O Brasil pra ELAS oferecerá às mulheres oportunidades, qualificação e recursos para empreender. Queremos que tenham meios para alcançar seus sonhos, sua independência financeira e possam prosperar com liberdade”, destaca Daniella Marques, secretária de produtividade e competitividade do Ministério da Economia.

Também são objetivos da iniciativa a promoção de um ambiente favorável ao desenvolvimento do empreendedorismo feminino como ferramenta de liberdade econômica e individual; a promoção do acesso à informação de políticas, de instrumentos e de serviços voltados para o empreendedorismo feminino; a promoção do desenvolvimento e sustentabilidade financeira dos negócios por meio da educação empreendedora; a disseminação de redes de apoio; e o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo inovador e de impacto socioambiental.

A Estratégia pretende ainda identificar as principais causas que justificam a menor participação das mulheres na economia, especialmente no que se refere ao empreendedorismo, conforme apontado por indicadores sobre o tema.

Participe do Curso para Gestantes Somos Mães, turmas mensais. Acesse aqui para mais informações.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!