Gira, o livro escrito por mãe e filha durante a pandemia

Este livro foi escrito de maneira despretensiosa, um processo artesanal, que começou como uma brincadeira e seguiu sua transformação para leitura, sem um gênero literário estabelecido.

A escrita foi parte de um jogo, entre mãe e filha, para superar momentos de muita ansiedade, surgidos durante o isolamento social, nos primeiros meses da pandemia covid19.

A proposta foi escrever a partir de palavras sorteadas, sem que uma lesse os textos da outra antes que estivessem prontos. O resultado as agradou e, depois de meses escrevendo, e outros tantos meses relendo e conversando com pessoas: leitores, amigos, autores, editores, se encorajaram a publicar.

Os caminhos foram aleatórios, mas, curiosamente, muitos textos parecem ter (alguns têm) o mesmo referencial, como se houvesse um combinado de que determinada palavra fosse institucionalmente significada igual (sem intenção). Letícia (a filha – 19 anos) optou por escrever sobre as palavras, ou seja, elegeu a palavra como tema. Já Daniela (a mãe – 49 anos) trouxe as palavras em destaque, como elementos dos textos.

A filha que sofreu uma crise diagnosticada como “ansiedade generalizada” tem um tom profundo, doído, com desabafos bastante sentimentais. A mãe, de modo cuidadoso, buscou a leveza e o humor em seus textos, como se quisesse apontar para a esperança de dias melhores, sem provocar julgamentos ou cobranças. O que, por vezes, remete a uma inversão de maturidade, o que não deixa de ser proteção materna.

O título do livro abrange muitos significados: uma coletânea de algumas histórias biográficas, outras criadas em fantasia, muitas licenças poéticas, alguns relatos do diário da pandemia e outras muitas reflexões sobre o período pandêmico, isto é, uma mistura de estilos que não se define ou categoriza, demonstrada pelo verbo girar que denota movimento, ciclos de troca entre mãe, filha e os leitores que também podem jogar e acrescentar seus sentidos, significados e memórias por meio das palavras.

Essa alternância dos giros está presente também nos campos de girassóis, onde as flores se viram em busca do sol e nem sempre o encontram. Como na relação de mãe e filha, profunda e para além das palavras ditas, conectadas pelo amor que guia e acolhe.

A capa foi desenhada pela jovem artista Valentina Toi, amiga da Letícia desde a infância e o prefácio, um presente da também escritora Patrícia Cerqueira, amiga de Daniela.

O convite é para você girar também!

GIRA, O LIVRO – CONFIDÊNCIAS VIVIDAS E INVENTADAS – Daniela Cais Chieppe e Letícia Cais Chieppe Carvalho – Selo Adelante – Editora Gulliver.

Livro impresso à venda pelo site da editora – www.gullivereditora.com.br ou diretamente com a autora Letícia Cais pelo instagram (@lele_chieppe).

E-book à venda nas principais plataformas digitais.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!