A sucção é uma função inata, aparece aproximadamente na 17ª semana da vida uterina e na 32ª a 34ª semana gestacional espera-se a coordenação adequada da sucção, deglutição e respiração.
A orientação do Ministério da Saúde é que se coloque os bebês perto do seio materno logo que nascem, para que o ele procure instintivamente o bico do seio e inicie o movimento reflexo de sucção.
Alguns recém nascidos podem nascer sem o reflexo de sucção, geralmente observamos nos prematuros, mas podem ocorrer no bebê a termo também. Quando isso ocorre é preciso a intervenção de um fonoaudiólogo para estimular a sucção.
Como a boca do recém nascido é muito sensível, as informações do mundo externo logo após o nascimento são captadas através da sensibilidade de lábios e ponta de língua, por isso quando tocamos nos lábios o bebê abre a boca.
O ato de sugar para o bebê não é apenas para saciar sua fome, mas é prazeroso e o acalma, reduz suas tensões.
Quando o bebê nasce passa por um período de desenvolvimento psicológico chamado de fase oral até o 18º mês de vida, onde sente prazer ao redor da boca e na sua manipulação. Fontes de prazer nesta fase são sugar, mastigar e morder.
O movimento de sucção deixa de ser reflexo os 4 meses de vida, passando a ser um movimento voluntário.
A sucção adequada tem um papel importante no desenvolvimento ósseo, muscular e favorece o equilíbrio do posicionamento das arcadas. Além de estabelecer o equilíbrio da respiração, sucção e deglutição.
Apresentamos dois tipos de sucção:
Natural:
– Amamentação
Além dos benefícios nutricionais, favorece o crescimento harmonioso da face, equilibra o os lábios, língua e bochechas consequentemente o bom funcionamento do sistema estomatognático.
Os bebês amamentados no seio materno pelo menos 6 meses apresentam menor frequência de hábitos orais não nutritivos.
A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda o uso de chupetas após 3 a 4 semanas do nascimento, quando supõe-se que a amamentação esteja estabelecida. A confusão de bicos, fluxo e estímulos levam ao desmame precoce.
Artificial:
– Mamadeiras, chupetas, digitais, panos, fraldas e acessórios
A sucção artificial sempre será menos satisfatória do que a natural e quando mal administrada pode ocasionar alguns danos no desenvolvimento da musculatura orofacial.
Hábitos de sucção de chupeta e mamadeira quando prolongados podem provocar inadequação da musculatura labial, ausência do vedamento labial, podendo estabelecer um padrão de respiração oral.
O processo de amamentação (dúvidas com iniciação e introdução alimentar no primeiro ano de vida) precisa de muita informação, orientação e entendimento para fazermos as escolhas conscientes.
A Fonoaudiologia e o Curso da Somos Mães de Primeira Viagem podem esclarecer e ajudar a vocês, pais, neste processo, participem do nosso curso. Informações no link: 11ª Turma – 28/7.