A chegada do filho e as mudanças na vida do casal

A chegada de um filho altera completamente a rotina do casal. As noites entre amigos, as comemorações regadas a vinho e cerveja e os longos períodos fora de casa não são mais possíveis por um bom tempo. A dinâmica familiar e as prioridades precisam adaptar-se ao recém-nascido, dependente e indefeso, que consome muito tempo e energia dos pais. As novas responsabilidades exigem organização das duas partes e a falta dessa iniciativa pode acarretar em divergências.

Segundo Luciano Passianotto, psicoterapeuta e terapeuta de casais, é necessário que a maternidade/paternidade não seja vista romanticamente, pois a realidade das noites mal dormidas, insegurança ou ansiedade no cuidado com o bebê trazem cobranças mútuas, mesmo que veladas e isso pode acarretar momentos de muito estresse.

Aliado a tudo isso, a puérpera passa pelo baby blues – período de melancolia e tristeza normais no primeiro mês de vida do bebê. 

O cansaço e as diversas responsabilidades podem causar conflitos principalmente no primeiro ano de vida da criança, considerado um momento frágil e desgastante, já que os pais precisam estar sempre alertas.

As discussões sempre acontecerão, principalmente na criação do primeiro filho. Mesmo que os conflitos diminuam quando a criança se torna mais estável, quando os pequenos crescem as demandas e desafios mudam, causando novos questionamentos.

 

Para manter uma boa relação, o diálogo é essencial. O casal precisa ter uma boa comunicação e maturidade para que decida, de acordo com a individualidade de ambos, sobre a divisão de tarefas e responsabilidades que sejam mais adequadas a cada um.

“Da mesma forma que nas demais situações em que o casal pensa diferente, eles devem se comunicar bastante, expor seus desejos e frustrações e buscarem chegar a um acordo em que ambos façam concessões e tenham obrigações”, afirma o especialista.

Quando houver discussão, não adianta escondê-la das crianças, que possuem uma boa percepção para identificar algo errado. Porém, quando as discussões forem mais acaloradas ou possuírem como tema a própria criança, deve-se evitar tê-las na presença do filho. Se o casal não consegue trabalhar em conjunto para resolver suas divergências, a terapia e ajuda de um profissional pode melhorar a comunicação e diminuir a intensidade e frequência das brigas.

Além disso, é importante que o casal invista em um tempo e energia na relação, para que tenham um relacionamento saudável. O afastamento de ambos pode ser prejudicial para a estrutura familiar.

“Por mais que o bebê seja dependente e a prioridade, a relação do casal não deve ser sacrificada para que eles sejam bons pais”, explica Passianotto.

Os pais precisam agir de maneira adulta, analisando as necessidades de cada um e dos filhos para tomarem as melhores decisões.

 
 “Pessoas têm valores, estilos e personalidades diferentes. É absolutamente normal que haja diferenças de opiniões e posturas. Lidar com essas diferenças com maturidade, sinceridade e paciência ajuda o casal a encontrar um meio termo ou a tomar a decisão que seja a mais apropriada para a família”, completa.

Participe e indique nosso Curso para Gestantes. 

 
 
Sugestão de pauta: Plugcom Comunição Integrada
 
Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!