Entenda o autismo

O transtorno do espectro autista, comumente conhecido apenas como autismo, tem estado bastante em voga atualmente e, sim, precisamos cada vez mais nos informar e discutir sobre o assunto, para que possamos entender, diagnosticar e tratar o quanto antes. 

 

O autismo é um distúrbio neurológico que afeta todas as áreas do desenvolvimento, como explica a pediatra Maria Regina Andrade: “O principal foco desse acometimento é a área da comunicação. São crianças que tem um atraso de fala, porém isso não é só um atraso na expressão verbal. É um comprometimento na maneira como essa criança se comunica”.

 

Para o especialista em neurologia infantil Dr. Saul Cypel, o autismo é um transtorno complexo do desenvolvimento observado em crianças, predominando nos meninos e manifestando-se nos primeiros anos de vida. “Caracteriza-se por alterações comportamentais que se expressam na interação social e na comunicação, prejudicando o seu desempenho cognitivo e emocional. A ocorrência de crianças com quadros autísticos veio crescendo nas últimas décadas havendo referência atual de 1:60 (1 caso para cada 60 crianças)”. 

 

Sintomas

 

O neurologista listou para nós no que os pais precisam prestar atenção:

 

“Os sintomas nucleares são, como foi dito, prejuízos qualitativos na interação social e na comunicação. Verifica-se uma dificuldade da criança em se relacionar com outras pessoas, inclusive familiares, fazendo contato visual ocasional e fugaz, observado já precocemente e referido por algumas mães dizendo que seu bebê não a olhava enquanto mamava. Há uma tendência a isolar-se preferindo brincar só, não enturmando, sem estabelecer uma relação com os colegas e amiguinhos.

 

O desenvolvimento da comunicação por meio da fala mostra-se limitado ou ausente, não emitindo palavras, ou só alguns rudimentos sonoros. Outras vezes observa-se uma produção farta de sons variados sem compor palavras reconhecidas, como se estivesse falando outro idioma, o que qualificamos como jargão. Ou, então, será capaz de emitir poucas palavras ou frase curta, porém sendo a fala bastante aquém à da sua idade.

 

Envolve-se com os seus interesses e não responde ao ser chamado, ou eventualmente o faz, dando a impressão muitas vezes como se não estivesse ouvindo. É sempre prudente excluir a concomitância de deficiência auditiva.

 

Embora estas sejam as manifestações cardinais, outras poderão associar-se, porém são complementares: ordenar rigorosamente seus carrinhos, enfileirando-os; movimentos estereotipados como os “flapings” com as mãos quando está mais excitado (como bater de asas); baixa tolerância ao ser contrariado com intensas crises de birra; andar na ponta dos pés; ecolalia (repetição da fala de outra pessoa, como repetição de palavras e frases), e outros.

 

Como este conjunto de manifestações pode apresentar variações nas suas características e intensidade, o mais apropriado atualmente é falar-se em Espectro Autista”.

 

 

A doutora Maria Regina explica que não há um exame para detectar o autismo, o diagnóstico é feito clinicamente, por observação, check-lists e questionários pré-estabelecidos, por isso, é super importante que os pais fiquem atentos aos sintomas.

 

Há como prevenir?

 

Ainda não foi comprovado cientificamente qual é a causa do autismo, há duas vertentes que são discutidas: a genética e a participação do ambiente, então, ainda não se sabe como prevenir de fato.

 

Para o Dr. Saul, deve existir uma participação de ambos com maior predomínio do ambiente no qual a criança se desenvolve: “O trabalho de prevenção deverá basear-se na orientação dos pais e na compreensão de suas funções desde a gestação, oferecendo acolhimento afetuoso ao bebê desde os momentos em que está sendo gerado. Por outro lado, pais esclarecidos sobre como se dá o desenvolvimento poderão precocemente identificar quando algo não está dentro do esperado. Será importante essa verificação pois crianças com alterações precoces interacionais serão assim identificadas e a orientação profissional terá oportunidade de buscar uma adequação no processo; quanto mais precoce for o diagnóstico e a intervenção melhor será o prognóstico”.

 

Tratamento

 

O tratamento correto é essencial para que a criança autista possa estabelecer vínculos: “Ou seja, desenvolver sua condição psíquica promovendo a interação com o ambiente que a cerca, principalmente com pessoas (familiares, colegas, outras crianças) tolerando as frustrações de que o mundo não roda somente como deseja e lidando com as regras e rotinas do dia a dia”, comenta Dr. Saul.

 

As terapias de reabilitação são super importantes para o tratamento. A pediatra Maria Regina explica que a mais importante é a fonoaudiologia, que deve ser começada o mais precocemente possível: “Se você atende uma criança de dois anos que não fala nada e se ela tem algum desses sintomas comportamentais (movimento estereotipado, mania), o que inicia os tratamentos é a fonoaudiologia. Ao longo do tempo, conforme a criança for crescendo, variando o comportamento, a psicologia, a terapia ocupacional, a musicoterapia, também podem auxiliar. A frequência à escola é o mais importante. Escola usual, escola regular e, com o passar do tempo, se essa criança for se desenvolvendo cognitivamente, mas precisar de ajuda, a gente pode ter a presença de um mediador, que fica com a criança ajudando-a a compreender o currículo e a matéria acadêmica em si e a conviver com as outras crianças”.

 

O neurologista completa que também é necessária uma consistente orientação dos pais, em alguns casos poderá propor-se a terapia de família.

 

Os remédios nem sempre são indicados, mas existe também tratamento medicamentoso sintomático: “Se a criança está muito agitada naquele momento, agressiva, se tem dificuldade de aprendizagem ou déficit de atenção associado, às vezes, com o conjunto de medicação você consegue ajudar bastante essas crianças, adolescentes e adultos autistas”, finaliza Maria Regina. 

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!