Entenda a endometriose

A prevalência da  endometriose é alta, atinge 10% das mulheres. Muitas demoram para ter o diagnóstico, algumas só descobrem após tentativas frustradas de engravidar, já que a doença pode causar infertilidade. 

 

Segundo o Dr. Alfonso Massaguer, da Clínica Mãe, a endometriose é uma doença que acomete mulheres de diferentes faixas etárias em idade reprodutiva:  “consiste, basicamente, na presença do endométrio (camada interna do útero renovada todo mês por meio da menstruação) fora do útero”.

 

Fique de olho!

 

Os principais sintomas são cólica menstrual, dor durante o ato sexual, lombalgia, distensão abdominal e frequentes alterações do hábito intestinal. Algumas mulheres podem não apresentar sintomas e a doença só será diagnosticada incidentalmente durantes exames de rotina. 

 

Dr. Alfonso explica que  o diagnóstico pode ser obtido através de ultrassonografia pélvica transvaginal, ressonância magnética pélvica e avaliação cuidadosa dos sintomas.

 

A descoberta tardia pode afetar a fertilidade da mulher, já que pode acometer as trompas uterinas. 

 

Tratamento

 

A cirurgia via laparoscopia é indicada a pacientes com dor e/ou infertilidade. Mas também podem ser utilizados remédios:  “As principais medicações são diferentes tipos de hormônios que visam o bloqueio do estímulo hormonal existente sobre as lesões endometrióticas, e não são indicadas para mulheres que desejam engravidar, pois estes remédios também têm ação anticoncepcional. Os efeitos do tratamento são variáveis e costumam permanecer apenas durante o tempo de uso dos mesmos”, explica Dr. Alfonso.

 

A Clínica Mãe tem os melhores profissionais especialistas em reprodução humana e uma equipe completa para te atender. Ao marcar sua consulta, não se esqueça de mencionar a Somos Mães de Primeira Viagem para garantir um presente especial.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!