Nas semanas anteriores conversamos sobre Ritual e Rotina do sono. Descrevemos a diferença e a importância de cada um deles, principalmente quanto às questões de segurança emocional e tranquilidade para bebê/criança e solidez familiar.
Nesta semana, antes mesmo de abordarmos sobre as sonecas, abriremos um parêntese para ressaltar sobre a qualidade do sono.
Ter uma noite restauradora onde todos os hormônios são liberados e utilizados adequadamente resulta em um melhor desenvolvimento físico e emocional do seu filho.
Enquanto dorme, o aprendizado do bebê/criança fica mais sólido, os estímulos apresentados são armazenados, bem como, organizados.
Para a Academia Americana de Medicina do Sono, “dormir pelo tempo recomendado para cada faixa etária está associado com a melhora na atenção, memória, comportamento, aprendizagem e controle emocional”, ou seja, dormir com qualidade!
As consequências dos maus hábitos
Os maus hábitos instalados desde a chegada do bebê impossibilitam uma noite de sono profundo e restaurador o que, na primeira infância, geram atrasos difíceis de reversão. Possíveis, porém, difíceis.
O sono é um processo fisiológico com grande impacto na saúde. A privação do sono, nas suas mais diversas maneiras, pode ocasionar dificuldades de aprendizagem perceptíveis apenas quando a criança ingressa no período escolar. Uma vez suprida, gera descanso físico e restauração energética, influenciando diretamente no crescimento e no desenvolvimento da criança.
Ensinar seu filho dormir com qualidade envolve a implantação de uma rotina adequada às suas necessidades e limites; um ambiente adequado e seguro, com uma repetição dos bons hábitos.
Após esclarecer sobre Ritual noturno para bebês de até 3 meses e rotina para bebês acima de 4 meses, queremos deixar cristalina a importância do sono para que na próxima semana, você possa de forma ainda mais inteira, compreender como trabalhar as sonecas do seu filho, dando a ele mais qualidade de vida e saúde.
Esperamos vocês!
*Dayse Melo, consultora materna e do sono, escreve semanalmente sobre o tema “Sono” aqui no Somos Mães de Primeira Viagem.