Dor de ouvido em crianças: O que é a Otite Média?

O ouvido é uma região do corpo humano muito sensível e que deve ser preservada. Entretanto, muitas pessoas ainda acham que podem passar diariamente  cotonetes e cuidar de forma despreocupada desse órgão. No entanto, não é bem assim. Como qualquer outra parte do nosso corpo, o ouvido é uma área que merece atenção, já que pode ser atingido por inflamações, infecções e outras doenças que impedem uma boa qualidade de vida.

No que se refere à saúde auditiva das crianças, o quadro deve ser analisado com mais atenção ainda. Isso porque, é comum pais e mães não saberem a melhor forma de cuidar desse órgão nos pequenos, o que pode ocasionar em problemas maiores e mais sérios a longo prazo.

Um problema comum que pode atingir o ouvido, principalmente das crianças, é a Otite Média. De acordo com a médica otorrinolaringologista especialista em otoneurologia, Dra. Rita de Cássia Guimarães, “a otite média aguda é caracterizada pela inflamação da mucosa do ouvido médio. Causada por uma bactéria ou vírus no ouvido médio, ela é mais comum na infância”.

As queixas do paciente são febre, acúmulo de secreção na região e sensação de dor intensa. “Sinusite, gripe, rinite alérgica e hipertrofia das amígdalas e da adenoide podem causar o problema”, explica a médica. Por isso, a incidência desse problema é maior no inverno.

Rita explica que isso ocorre porque “a infecção respiratória congestiona as vias aéreas superiores e, assim, a passagem de ar para os ouvidos fica bloqueada por causa do excesso de secreção”.

Visto que a sua causa está intrinsecamente ligada a viroses respiratórias e outros problemas que atingem as vias aéreas, o tratamento desse tipo de otite deve também se estender ao problema que afeta o sistema respiratório. Isso porque a obstrução e acúmulo de secreção no nariz e na garganta bloqueia a passagem de ar para os ouvidos pela tuba auditiva.

O uso de receitas caseiras para tratar qualquer doença nos ouvidos é reprovado pelos profissionais da área, por isso, é essencial procurar um médico assim que surgirem dores, coceiras intensas ou alterações na audição.

“Logo após o diagnóstico, que é feito por meio de exames, o paciente é orientado a se tratar com o auxílio de analgésicos, antitérmicos e antibióticos quando necessário”, finaliza a especialista.

Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com

Participe do nosso curso “Quem tem medo da adolescência”, 100% online. Clique aqui para mais informações.

Texto: Toda Comunicação

Siga nossas redes sociais:

@somosmaesevoce

@dolacoaoabraco

@festivalsomosmaes

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!