Covid-19, grávidas e lactantes

A informação é fundamental em todos os momentos da nossa vida, especialmente em situações como as que estamos vivendo recentemente, onde a incerteza pauta os nossos dias. Por isso, compartilhamos o guia abaixo publicado pela FioCruz, escrito pela jornalista Gabriella Ponte, com as dúvidas respondidas pela pediatra Elvira Alonso, da Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos.

Confira as questões e nos escreva caso tenha alguma outra dúvida (redes sociais – @somosmaesdeprimeiraviagem – ou email faleconosco@somosmaes.org.br):

1. Grávidas são mais suscetíveis a se infectar?

Até o momento não há relato de serem mais suscetíveis, mas durante a gestação, algumas alterações naturais no organismo podem favorecer a queda da imunidade da gestante, e por essa razão não devem se colocar em situações de risco.

2. Recém-nascidos são mais suscetíveis a se infectar?

Até o momento não há relato de serem mais suscetíveis. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), até o momento chama a atenção o fato de haver poucos casos sintomáticos em lactentes, crianças e adolescentes. [Na segunda-feira (16), entretanto, a Organização Mundial da Saúde falou pela primeira vez sobre a morte de crianças, sem fornecer maiores detalhes].

3. O uso de máscaras realmente protege?

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos não recomenda nenhum dos modelos de máscara para a proteção diária contra germes de pessoas possivelmente infectadas. Caso a pessoa esteja em trânsito para outro país, a recomendação para evitar contaminações é lavar as mãos com frequência.

4. Para quem a máscara é indicada?

Para as pessoas que estejam com vírus. Ou ainda para cuidadores e profissionais da área de saúde que terão contato mais próximo com pessoas contaminadas.

5. Grávidas precisam tomar algum cuidado especial com relação à doença?

Para o atendimento pré-natal de gestantes sem risco epidemiológico ou clínico para a infecção COVID-19, os cuidados serão aqueles usuais com a higienização das mãos. No entanto, para o atendimento de gestante classificada como “caso suspeito” ela deverá utilizar máscara de proteção.

Destaque para os cuidados que todos devemos ter:

• Evitar contato próximo com pessoas apresentando infecções respiratórias agudas; Lavar frequentemente as mãos (por pelo menos 20 segundos), especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar. Se não tiver água e sabão, use álcool em gel 70%, caso as mãos não tenham sujeira visível;

• Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos;

• Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

• Usar lenço descartável para higiene nasal;

• Cobrir nariz e boca com a dobra do cotovelo ao espirrar ou tossir (etiqueta respiratória);

• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

• Manter os ambientes bem ventilados

6. Caso a grávida contraia a doença, os sintomas serão os mesmos ou tem algum sintoma diferente?

Os mesmos sintomas são observados nas grávidas. Segundo informe do Ministério da Saúde, o espectro clínico da infecção por coronavírus é muito amplo, podendo variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. No entanto, neste novo coronavírus não está estabelecido completamente o espectro, necessitando de mais investigações e tempo para caracterização da doença. Segundo os dados mais atuais, os sinais e sintomas clínicos referidos são principalmente respiratórios. O paciente pode apresentar febre, tosse e dificuldade para respirar.

7. Se a grávida apresentar um desses sintomas ou o recém-nascido, devem tomar algum remédio?

Atualmente não existe nenhum medicamento anti coronavírus eficazmente comprovado. Deve ser evitado o uso inadequado de antibióticos. A automedicação não é recomendada.

8. De que forma o coronavírus afeta o feto?

Ainda não há dados consistentes de infecção congênita e nem comprovando passagem intrauterina do vírus.

9. Que medidas tomar para proteger um recém-nascido?

Além de todas as medidas já mencionadas, evitar levar o recém-nascido a locais fechados com pessoas que possam estar infectadas. O ideal é permanecer sempre que possível, em sua residência, evitando visitas.

10. Se a lactante contrair a doença, tem que parar de amamentar?

Pela Organização Mundial de Saúde (OMS), as puérperas, em bom estado geral, deveriam manter a amamentação utilizando máscaras de proteção e higienização prévia das mãos. A OMS leva em consideração os benefícios da amamentação e o papel insignificante do leite materno na transmissão de outros vírus respiratórios na amamentação, desde que as condições clínicas o permitam. Já o CDC Americano inclui a puérpera nesta discussão, considerando sua vontade e sua capacidade de seguir todas as orientações de higienização e uso de máscara. Por sua vez, o CDC Chinês é muito mais restrito, afirmando a indicação de separação do neonato da mãe e contra indicado o aleitamento natural. A orientação da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), até que dados adicionais sobre o aleitamento natural estejam disponíveis, as mães que pretendem amamentar e estão com estado geral bom, tomando-se os cuidados higiênicos, não seria um impeditivo para a amamentação. Na fase aguda da doença, se a mãe quer amamentar, mas a equipe sentir-se insegura de liberar o contato direto, o leite pode ser ordenhado e oferecido ao neonato. Com pacientes em boas condições de saúde, isto seria perfeitamente adequado e as puérperas deveriam ser incentivadas a fazê-lo, claro seguindo os cuidados higiênicos e o uso da máscara materna.

Participe dos nossos cursos e rodas de conversa, acesse nossa agenda.

Siga nossas redes sociais: @somosmaesdeprimeiraviagem

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!