Como funciona a licença-paternidade?

A mulher quando engravida tem o direito de se afastar temporariamente do trabalho para ficar com o bebê em seus primeiros meses de vida. Nesta fase, ela recebe todo o respaldo para cuidar do seu filho. Mas, o que nem todo mundo sabe é que os papais também têm direito a um período de licença para ajudar com os cuidados com o recém-nascido.

 

Porém, esse tempo não é igual ao da mulher, é bem menor. O papai tem o direito de ficar 20 dias em casa, contando a partir do primeiro dia útil depois do nascimento da criança, ou seja, se ela nasce no final de semana os dias de afastamento só passam a valer na segunda-feira.

 

Caso o pai se encontre de férias durante o período de nascimento da criança, a licença-paternidade é contada a partir do momento que ele voltar a trabalhar. E, se o homem entrar de férias antes do término do período de afastamento, os dias serão repostos quando ele retornar ao trabalho.

 

Em caso de pais adotivos a regra é a mesma, e caso a mãe não seja assegurada pelo INSS e o pai seja, os dois podem requerer o direito ao salário-maternidade e o afastamento de 120 dias do trabalho.

Artigo anteriorConheça a Shantala
Próximo artigoOs pais e a amamentação
Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!