Adotar embrião é alternativa para pacientes que não possuem gametas e desejam engravidar

Adotar um embrião, o elemento formado a partir da fecundação do espermatozoide com o óvulo, é uma alternativa para pacientes que não possuem gametas, mas querem ter a experiência da gestação. Autorizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a técnica é indicada para as mulheres que não conseguem produzir seus óvulos e homens que não têm espermatozoides. Outra opção é quando uma mulher decide fazer uma produção independente. “Pela idade avançada (geralmente acima dos 40 anos), ela pode correr o risco de formar embriões com alterações genéticas e, ao adotar um embrião, esta possibilidade diminui significativamente”, destaca o ginecologista e especialista em Reprodução Humana, Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, diretor Fertivitro.

 

O especialista explica que, ao adotar um embrião, engravidar e parir o próprio filho, a paciente irá sair da maternidade com um DNV (Declaração de Nascidos Vivos), o que permite registrar a criança em seu nome ou do casal. “Muitas mulheres optam pelo procedimento, porque buscam pela experiência da gravidez. Lembro que quando eu trabalhava com o falecido Dr. Milton Nakamura, uma paciente me relatou que ela tinha cinco filhos adotados e, portanto, a questão não era apenas ser mãe, mas ela queria se sentir grávida”, conta Dr. Luiz.

 

O diretor da Fertivitro ressalta, ainda, que a paciente precisa ter a consciência de que não transmitirá ao feto a sua carga genética. “Podem ocorrer semelhanças, mas não irá herdar as características genéticas da paciente recebedora dos embriões adotados”.

 

Legislação

 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estabeleceu regras para a realização do procedimento de adoção de gametas (óvulos e sêmen) e embriões no Brasil. É preciso seguir todos os requisitos da Resolução CFM N° 2.013/13, Seção IV – Doação de Gametas ou Embriões:

 

1 – A doação nunca terá caráter lucrativo ou comercial.

2 – Os doadores não devem conhecer a identidade dos receptores e vice-versa.

3 – A idade limite para a doação de gametas é de 35 anos para a mulher e 50 anos para o homem.

4 – Obrigatoriamente será mantido o sigilo sobre a identidade dos doadores de gametas e embriões, bem como dos receptores. Em situações especiais, as informações sobre doadores, por motivação médica, podem ser fornecidas exclusivamente para médicos, resguardando-se a identidade civil do doador.

5 – As clínicas, centros ou serviços que empregam a doação devem manter, de forma permanente, um registro de dados clínicos de caráter geral, características fenotípicas e uma amostra de material celular dos doadores, de acordo com a legislação vigente.

6 – Na região de localização da unidade, o registro dos nascimentos evitará que um(a) doador(a) tenha produzido mais que duas gestações de crianças de sexos diferentes, numa área de um milhão de habitantes.

7 – A escolha dos doadores é de responsabilidade da unidade. Dentro do possível, deverá garantir que o doador tenha a maior semelhança fenotípica e imunológica e a máxima possibilidade de compatibilidade com a receptora.

8 – Não será permitido ao médico responsável pelas clínicas, unidades ou serviços, nem aos integrantes da equipe multidisciplinar que nelas prestam serviços, participarem como doadores nos programas de RA.

9 – É permitida a doação voluntária de gametas, bem como a situação identificada como doação compartilhada de oócitos em RA, onde doadora e receptora, participando como portadoras de problemas de reprodução, compartilham tanto do material biológico quanto dos custos financeiros que envolvem o procedimento de RA. A doadora tem preferência sobre o material biológico que será produzido.

 

Fonte: CFM

 

Texto: Agência Escrita

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!