No meu caminho de promoção ao Aleitamento Materno estou sempre de frente para algumas questões comuns, que não dizem a verdade e dificultam o processo como um todo.
A amamentação é um processo que possibilita a conexão entre mãe e bebê e é neste momento de tanta proximidade que filho e mãe se conhecem mais intimamente e dão início a um processo de aprendizagem.
Alguns mitos circundam esse processo e desejamos conversar sobre eles:
1. Existe leite fraco?
Não. Não existe leite fraco. Todo leite materno é adequado ao seu bebê. Logo que o bebê nasce a mãe produz o colostro, em pequenas quantidades, mas muito rico em nutrientes. A capacidade gástrica do bebê é pequena e a quantidade de colostro é adequada para os seus primeiros dias de vida.
Importante que o bebê tenha contato com o seio da mãe desde a primeira hora de vida (Hora de Ouro) e que isso, também, seja feito com mais frequência ao longo dos próximos 3 dias, possibilitando melhora no seu padrão de sucção e deglutição, a cada mamada.
2. O meu bebê não pega o segundo leite e por isso ele passa fome?
A maior parte do leite materno é produzida durante o processo de amamentação. Quando o bebê tem uma pega correta ao seio materno e faz uma sucção efetiva, ocorre estimulação dos hormônios que produzem (prolactina) e ejetam (ocitocina) o leite materno. Ao ser ejetado por um reflexo, o bebê tem contato direto com um leite de maior aporte calórico, ficando alimentado/nutrido.
Exatamente por isso, é tão importante ter informação adequada sobre o processo de amamentação, para observar e ter mais tranquilidade na sua condução.
A amamentação é um processo natural e que deve ser entendido pela mãe para, então, conduzir o seu bebê.
Continuem acompanhando nossos textos, no próximo teremos mais esclarecimentos sobre os mitos que envolvem o processo de amamentação.
Compartilhem nossos textos e nossas redes para que mais mães tenham acesso a essas informações.