Geralmente passados 3 a 4 dias do parto, as mães apresentam a sensação de distensão dos seios. Trata-se um edema obstrutivo chamado “apojadura”, a primeira descida do leite.
O ingurgitamento é uma obstrução excessiva e temporária que pode ocasionar dificuldade para o bebê mamar. Os seios ficam quentes e endurecidos. A mãe pode apresentar uma pequena febre. Embora o ingurgitamento possa ocorrer em qualquer fase da amamentação, é mais comum que ocorra nos primeiros dias do processo.
Um dos desafios das mães dos recém-nascidos é mantê-los acordados para mamarem. Bebês recém-nascidos dormem muito e tem dificuldade de serem despertados. Muito importante o estímulo para acordarem e mamarem afinal, a cada mamada, eles melhoram sua eficiência de sucção e deglutição e trabalham a descida e produção do leite. Assim, desde o primeiro instante de vida é importante que o bebê tenha contato com o seio da mãe, chamada “Hora de Ouro”, garantindo, desde logo, a produção de hormônios responsáveis pela produção e ejeção do leite materno. O alojamento conjunto também é importante para facilitar o acesso da mãe ao bebê, possibilitando maior oferta do seio.
E, justamente quando ocorre a descida do leite (ingurgitamento) que o bebê deve ser despertado para mamar com mais frequência.
Algumas técnicas contribuem para a oferta da mama neste processo:
– quando a aréola estiver muito dura e rígida, uma massagem e extração manual poderão deixá-la mais maleável, facilitando um pouco a pega correta do bebê e a drenagem do leite;
– assegurar a mãe de que o processo de ingurgitamento é positivo, um bom sinal para a produção de leite;
– medicação deve ser prescrita apenas por médico que avaliará o caso fazendo uma anamnese precisa;
– jamais use água morna ou quente sobre os seios nessa fase, pois isso aumenta a produção de leite e piora o quadro.
Um acompanhamento especializado pode direcionar a mãe em todas as situações que envolvem um processo natural, porém complexo, como o de amamentação.
Preparar-se para o Aleitamento Materno envolve obter informações. Assim, quando você, mamãe, estiver com o seu bebezinho nos braços, saberá conduzir com mais tranquilidade e segurança todo o processo.
Amamente!