Uma das grandes dúvidas que envolvem o processo de amamentação, principalmente as mães de primeira viagem, é se o bebê está mamando o suficiente.
Alguns indicadores ajudam aferir essa questão, mas não esgotam os questionamentos maternos.
Praticamente toda mulher é, por natureza, apta a produzir leite em quantidade suficiente para sustentar o crescimento e o desenvolvimento do seu filho. Ocorre que, essa alteração na produção muitas vezes não se dá por deficiência do organismo materno, e sim por costumes equivocados ou mesmo por desconhecimento do processo de aleitamento em si.
O Aleitamento Materno é um processo de aprendizado para a mãe e para o bebê. ‘Cuidar de ambos’ faz toda diferença para garantir uma amamentação bem-sucedida. Atente-se: “Cuidar de ambos”.
Fatores, como o bebê chorar muito, mamadas muito longas, sensação de mama vazia, o leite não sair quando a mãe tenta ordenhar, não são indicativos diretos de que a mãe não tem leite, mas são garantidores dessa mãe ouvir: “seu leite é fraco, entre com complemento, essa criança chora de fome”…
Alguns sinais, sim, são preocupantes e indicativos de que tudo deve ser reavaliado, tais como ganho de peso insatisfatório, urina em pequena quantidade e muito concentrada (menos de 6 vezes por dia, amarela e com cheiro muito forte). Obviamente que são “sinais” e devem ser avaliados pelo pediatra, que em conjunto com outros fatores conduzirá a mãe a como cuidar do seu bebê.
O mais importante a considerar é que a cada dia mais e mais informações estão sendo veiculadas sobre o processo de amamentação.
Ele é de fato um processo que requer compreensão e colocação em prática. Tudo isso? Sim, e com ajuda.
Saber se o seu filho mama de forma adequada requer conhecer o aleitamento materno, tão importante para o dia a dia de mãe e bebê.
Ter informação e apoio adequado para esse momento faz com que a mãe o conduza com mais tranquilidade e consiga, mesmo que cansada, ter muitos momentos de prazer com seu bebê.
Temos a intenção de trazer aos nossos leitores toda semana conteúdo sobre esse grande momento que é a Amamentação.
Venha nos visitar e também interagir conosco pelas redes sociais: @amamaenasceuassessoria e @somosmaesdeprimeiraviagem
Até semana que vem!