A introdução alimentar deve começar quando o bebê completa 6 meses, complementando a amamentação. Quando esse momento começa a se aproximar, muitas dúvidas surgem na cabeça das mamães: devo iniciar pela papa salgada ou doce? Quantas vezes por dia? Qual é a textura correta? E a quantidade?
São muitas questões, então vamos por partes. Quando iniciar? Para entender isso, deve-se prestar atenção em alguns itens: desenvolvimento fisiológico, prontidão física e idade do bebê.
Aos 4 meses, o corpo do bebê ainda é imaturo para digerir alimentos. A Nutricionista e Consultora Alimentar Infantil, Luísa Fontenele, explica: “o bebê tem baixa produção de amilase salivar e pancreática, os rins são suscetíveis a sobrecarga renal e a mucosa intestinal muito permeável, o que aumenta o potencial alergênico”.
É preciso avaliar também se o bebê já senta sem apoio, se segura um objeto com firmeza e leva até a boca, já não fica mais tão satisfeito com as mamadas e se tenta pegar algo do seu prato enquanto você come.
A recomendação dos principais órgãos de saúde do mundo é que a alimentação se inicie aos 6 meses de idade.
Nos próximos textos iremos dar mais dicas sobre a introdução alimentar, continue nos acompanhando.