Os bebês prematuros precisam de cuidados especiais, isso porque eles têm necessidades diferentes. Assim como um pequeno que nasceu no tempo certo, o prematuro precisa daquela forcinha a mais para fazer sua passagem da vida uterina a extra uterina. E como podemos fazer isso? Bom, a técnica mãe canguru é uma das mais indicadas.
O contato pele a pele entre mamãe e bebê é uma das coisas mais importantes a se fazer, e engana-se quem acha que isso deve ser feito apenas pela mãe, o papai também pode entrar nessa. Esse gesto oferece todo um amparo e ajuda a aumentar o vínculo entre a família.
Além disso, o mãe canguru garante um bom desenvolvimento da criança e evita as infecções hospitalares. Essa posição também ameniza o refluxo e a apneia e promove a manutenção da temperatura corpórea do bebê.
E o melhor de tudo é que se o seu bebê estiver com o seu quadro clínico estável, você pode colocá-lo nessa posição a hora que quiser e por quanto tempo desejar. Essa posição é recomendada até a criança completar 2 quilos, depois disso ela pode ficar mais agitadinha e tornar o mãe canguru mais difícil.
Essa troca promovida pela posição mãe canguru é importantíssima, viu?! Você e o seu pequeno vão se sentir incríveis e muito conectados.