As doulas são mulheres que fazem um trabalho incrível com as gestantes. Elas prestam um suporte físico, emocional, afetivo e técnico para as gravidinhas antes, durante e depois do parto, o que pode ajudar e muito as mamães, principalmente as de primeira viagem.
Os partos que são realizados hoje em dia dentro de hospitais com a equipe médica que, muitas vezes, a mamãe nunca teve contato pode gerar uma série de inseguranças e até ansiedade na gestante. E é nesse ponto que a doula pode ser uma ajuda e tanto.
A presença de uma pessoa para amparar a mulher antes do parto faz toda a diferença. É um trabalho no mínimo inspirador, não é? E não para por ai, o casal recebe orientação antes da chegada do bebê também. O papel da doula é orientá-los sobre como será o nascimento, quais são as opções de parto e como devem se preparar para esse momento.
Já durante o parto, a doula e a mamãe precisam ter uma conexão especial. Já que as duas vão trabalhar juntas nesse momento. A profissional pode ajudar a traduzir alguns termos técnicos usados pelos médicos, ensinar formas de respiração que amenizam a ansiedade e dores e pode até oferecer massagens ou banhos para aliviar alguns incômodos.
Após o nascimento da criança, a doula te orientará sobre alguns cuidados no pós-parto e com o bebê e ela também dá algumas dicas sobre amamentação.
Lembrando, mamãe, que não é o papel da doula fazer qualquer procedimento médico, ok? Ela está do seu lado para te dar todo o suporte necessário para que o seu parto seja o mais tranquilo possível.
Uma ajudinha extra é sempre bem-vinda, né?!