A ovulação é um processo natural onde acontece a liberação do óvulo para ser fecundado. E para as tentantes de plantão é muito importante conhecer cada etapa do ciclo menstrual para que consiga o resultado esperado mais rápido. Observando seu corpo você pode entender como seu organismo funciona e planejar melhor a gravidez.
O período fértil é o momento em que as chances de engravidar são maiores. Geralmente, é o período de 14 dias que antecede o primeiro dia de menstruação.
Há alguns sinais que indicam a ovulação, como desconforto abdominal, sensibilidade nas mamas, aumento da libido, aumento da energia, sentidos aguçados, fome, retenção de líquido e aumento da secreção vaginal. Algumas mulheres chegam a sentir até uma dorzinha, como uma cólica, no dia fértil.
A temperatura basal também pode te dar uma ideia sobre a sua ovulação, mas você sabe o que é isso? Então, essa expressão é usada para definir a temperatura do corpo em repouso. Ela é medida com o termômetro embaixo da língua, logo após você despertar, tudo isso tem que ser feito antes de você realizar qualquer atividade. Anote todos os dias a temperatura para ter uma noção. Você pode calcular isso de acordo com o seu ciclo, sabendo que a temperatura basal deve ser mais baixa nas duas primeiras semanas do ciclo. Após a ovulação o corpo mantém a temperatura alta até o primeiro dia de menstruação.
Além disso, há a alteração no muco cervical, que nesse período costuma ser mais viscoso, transparente e elástico.
Todas essas mudanças são causadas pelas alterações hormonais que a mulher sofre nesse período. Com alguns desses sinais é possível identificar a ovulação, porém, só é possível confirmar essa informação através de exames médicos.