Quando um casal é surpreendido pela incrível notícia de uma gravidez, muitas coisas mudam, como prioridades, planejamento financeiro e administração do tempo. Antes, os lares eram divididos da seguinte forma: o homem era responsável pela parte financeira e a mãe ficava com as questões domésticas. Mas, com todas as conquistas das mulheres, se tornou comum e essencial a participação do pai nas atividades domésticas e cuidados com os filhos.
Um recém-nascido precisa de cuidados muito específicos nos seus primeiros meses de vida e apenas a mãe consegue suprir algumas de suas necessidades, como a amamentação. Porém, isso não anula a participação do pai nesses primeiros meses.
Papai, não fique com medo de pegar o seu filho no colo, esses primeiros contatos são importantes para o desenvolvimento da criança e ajudam a mamãe a ter uns minutinhos de descanso. Você pode começar a ajudar com tarefas simples, como trocar fraldas, dar banho e fazer o bebê dormir.
Outra questão que ajuda muito a mamãe nesses primeiros meses é a de compras, vá ao supermercado comprar o que falta em casa e produtos de necessidade básica do bebê. Vai auxiliar e muito a mamãe e ainda poupará tempo e mais preocupações. Imagina o trabalhão que é sair com um recém-nascido para fazer compras? Carregar bolsas, carrinho do bebê e ainda ter a preocupação de trocar as fraldas do pequeno e alimentá-lo nesse meio tempo? Muita coisa, não é?
Ajudar a sua esposa com os serviços de casa é muito importante, coisas simples como lavar a louça e roupas, tirar o lixo, arrumar a cama e não fazer bagunça faz toda a diferença.
Não se esqueça de administrar as visitas durante os primeiros meses, não torne a sua casa uma festa todo o final de semana durante as visitas ao bebê. Não tenha medo de falar para amigos e familiares que estão cansados.
Sempre reconheça tudo o que sua mulher faz, elogiá-la é muito importante e entenda que é um momento de transição e mudanças. Por isso, tente não tornar o seu lar um lugar mais estressante, ajude a ao máximo e reserve um tempo para o casal.