94,7% das mulheres acreditam que licença maternidade é vista negativamente no mercado de trabalho

Levantamento do ano anterior já apontava que para 86% das respondentes existia preconceito em relação ao período de ausência remunerada

Direito laboral disponível em praticamente todos os países, a licença maternidade ainda é tabu em empresas e “filhos” um tópico recorrente durante as entrevistas de emprego de mulheres. Uma pesquisa exclusiva do Infojobs mostrou que 94,7% das mulheres acreditam que o tema é visto de forma negativa no mercado de trabalho. 

A licença maternidade consiste no afastamento de 120 dias, sem prejuízo do emprego e do salário para a colaboradora. “Infelizmente, ainda há uma crença de que a mulher pode deixar o emprego para cuidar dos filhos, especialmente pela falta de rede de apoio e a questão é trabalhada de maneira errada, o que impacta a empregabilidade feminina”, comentou Ana Paula Prado, CEO do Infojobs. 

A dupla jornada é uma realidade para 89,7% das mulheres, que conciliam a carreira com a realização de atividades domésticas ou cuidado com os filhos. Destas, 48,7% não contam com uma rede de apoio ou ajuda de parceiros. 

A mesma pesquisa mostrou que, para mulheres, conquistar uma oportunidade é o maior desafio, seguido de obter reconhecimento e crescimento profissional  quando empregadas (26,3%). O machismo presente na cultura das empresas também interfere no dia a dia de 20,7%. 

Nos processos seletivos, 61,9% dizem que já enfrentaram situações invasivas, onde o foco não era apenas suas habilidades profissionais. Neste cenário, 78,4% das participantes acreditam que já perderam alguma oportunidade por ser mulher. 

“Entendo que existe uma preocupação em relação a retenção de talentos e a produtividade do dia a dia quando há a licença, mas a melhor maneira de adequar não é descartando uma mulher durante uma entrevista por ser mãe ou ter o desejo, mas desenvolvendo políticas e programas que permitam que conciliem a vida profissional e pessoal, como espaço de amamentação, home office, jornada flexível e auxílio-creche”, aconselha Ana. 

Como criar políticas inclusivas para mães 

Empresas que têm como prioridade permitir que as mulheres exerçam a posição de cuidadoras ao mesmo tempo que desenvolvem suas carreiras devem criar políticas inclusivas. Além da licença maternidade remunerada, alguns outros pontos têm que ser levados em consideração, a começar pelo momento do retorno ao trabalho. 

“Após um afastamento longo, a profissional precisa de apoio para retomar as atividades. Uma tendência é o oferecimento de mentorias e programas de desenvolvimento. Além disso, empresas empáticas podem oferecer suporte à amamentação e até creche no local, o que permite que trabalhem com mais tranquilidade, sabendo que os filhos estão bem cuidados”, esclarece Ana Paula. 

A maternidade pede por algumas adaptações. Oferecer horários flexíveis, permitindo que as mães compareçam em compromissos escolares ou consultas médicas, é uma postura admirável, conforme a CEO do Infojobs. “Quando a criança ainda é pequena, pode oferecer diferentes modelos de trabalho, como remoto ou híbrido”, complementa. 

Por fim, Ana Paula lembra que é importante entender as necessidades específicas da profissão e das funcionárias para garantir que conciliem carreira e maternidade da melhor maneira. 

Critérios

Pesquisa realizada pelo Infojobs em março de 2023, com a participação de 879 pessoas que se identificam com o gênero feminino, de 18 a 60 anos. 

Sobre o Infojobs 

Com mais de 35 milhões de visitas ao mês e 45 milhões de cadastros, o Infojobs é uma HR Tech que desenvolve soluções de tecnologia para o RH das empresas. Além da plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos, o Infojobs oferece, há 18 anos, soluções integradas de recrutamento com ferramentas avançadas e completas para gerir os processos seletivos das empresas, e facilitam aos candidatos a vantagem de cadastrarem seus currículos de forma gratuita, contemplando profissionais de todos os perfis. Recentemente, a empresa atingiu o número de mais de 120 mil vagas publicadas, garantindo um alto número de oportunidades de emprego.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!