Programa com 1 mil vagas gratuitas vai impulsionar a carreira de mães de todo o Brasil

As interessadas podem se inscrever para participar, online, do programa “Marias”

Se Candidate, Mulher!, maior startup do país com foco em empregabilidade feminina, está com inscrições abertas para o programa Marias. O objetivo é  impulsionar a carreira de mães ou responsáveis legais da área de engenharia, tecnologia ou comercial. Mulheres de outras áreas também podem se inscrever para participar.   

As interessadas podem se inscrever gratuitamente, até o dia 19 de maio,  pelo link (clique aqui).  São 1 mil oportunidades, válidas para todo o Brasil. 

Entre os dias 16 à 30 de Maio, as inscritas terão acesso gratuito a conteúdos exclusivos na plataforma digital ‘SCM Academy’, com exercícios e suporte sobre os temas relevantes  para participar de processo seletivos, além de falar sobre autoconhecimento, currículo, LinkedIn, comunicação, entrevista, planejamento e transição de carreira, entre outros temas. 

Jhenyffer Coutinho, CEO da Se Candidate Mulher!, explica que “o objetivo é fazer com que essas mães sintam-se mais preparadas ao se candidatarem às vagas e às promoções, enfrentando com confiança os desafios impostos pelas sociedade quando o assunto é maternidade e mercado de trabalho”. 

Depois desse período, a mulher pode optar pelos planos pagos que incluem mentorias exclusivas, extensão do acesso, entre outras oportunidades.  Na plataforma SCM Academy, as participantes contarão com a ajuda de profissionais que são referências no mercado de trabalho em suas áreas de atuação.  

São elas: a LinkedIn Top Voice e especialista em Diversidade e Inclusão e ESG Andreza Maia, a especialista em estratégia e inovação e LinkedIn Top Voice Amanda Graciano, a especialista em recolocação profissional e mentora de carreira Ana Clara Paiva, a CEO da Se Candidate, Mulher!  Jhenyffer Coutinho, entre outras convidadas especiais. 

Pesquisa Inédita: mulheres e mercado de trabalho

Um levantamento inédito, feito pela maior startup de empregabilidade feminina do Brasil, a Se Candidate, Mulher!, destaca dados importantes sobre a participação delas no mercado de trabalho. 

A pesquisa  “Panorama das Mulheres no Mercado de Trabalho 2023”, realizada com mais de 1000 respondentes em todo o Brasil, evidencia como está a presença de talentos femininos nas empresas, mostrando insights sobre candidatura, rotatividade nas companhias e quais são características as mais procuradas em uma oportunidade emprego – tudo isso segundo a realidade das entrevistadas. 

De acordo com o estudo, o nível de senioridade mais afetado pelo desemprego é o pleno, sendo a faixa etária de 25 a 35 anos mais afetada.  Além disso, 39,44% das respondentes estão desempregadas. Destas, 34,98% são mães.  

“Mesmo com os avanços das últimas décadas, conseguir a inserção no mercado de trabalho e ter perspectivas de desenvolvimento na carreira ainda são desafios enfrentados pelas mulheres. Infelizmente, quando falamos de cargos de liderança, na maioria dos casos são os homens que ocupam essas posições. As organizações precisam avançar na pauta da igualdade de gênero, especialmente para grupos representativos”, afirma Jhenyffer Coutinho, CEO da Se Candidate Mulher

Coutinho alerta: “As empresas que ainda não se preocupam com a agenda da diversidade e inclusão ainda não entenderam que estamos falando sobre a lucratividade e a sobrevivência dos negócios. Não é sobre ser legal, a equidade de gênero é negócio rentável. Negócio atrelado à responsabilidade social”. 

Diversidade & Inclusão 

Pensando na empregabilidade de forma interseccional, o estudo destaca que 43,79% das mulheres LGBTQIAP+ estão desempregadas. O número está acima da média geral, que foi de 39,35%. Entre as mulheres da comunidade, 7,69% são mães. Na pesquisa, quando é perguntado sobre as razões para deixar um emprego, as “situações de assédio” ganham mais impacto, tendo sido mencionado por 63,91% das respondentes LGBTQIAP+.

No caso das mulheres pretas, 41,95% estão desempregadas. Entre as que  trabalham, 29,89% estão em cargos júnior, apesar da faixa etária predominante para este recorte ser de 25 a 35 anos. 

“Seja nas empresas ou em outras esferas sociais, a vivência das mulheres é atravessada por questões como a múltipla jornada de trabalho, maternidade, desigualdade salarial e os vieses inconscientes, que podem  impactar desde a atração no processo seletivo até a retenção e a satisfação dessa profissional em uma companhia. São estereótipos conduzidos em nossa sociedade e que ditam padrões que as inferiorizam, fazendo com que sejam consideradas menores e menos capazes no contexto em que estão inseridas”, explica Coutinho. 

Mudança de emprego

A rotatividade é um desafio enfrentado por grande parte das companhias. As pessoas mais jovens,  por exemplo, têm apresentado tendências de ficar menos tempo e de “pular” de um emprego para outro. No caso das mulheres, a pesquisa aponta que a falta de perspectiva de crescimento na empresa é o principal motivo para deixar um trabalho, sendo a opção escolhida por 86,96% das respondentes.

Entre os motivos que fazem uma mulher valorizar mais o emprego, o estudo destaca o “equilíbrio entre vida pessoal e profissional (80%), o plano de saúde (76,2%) e a flexibilidade de horário (61,02%)” como os principais.  As respondentes puderam selecionar cinco opções e as alternativas acima foram as mais escolhidas.  O resultado revela uma tendência por priorizar qualidade de vida, saúde e autonomia na rotina de trabalho, questões primordiais para mulher que concilia múltiplas jornadas de trabalho – como o cuidado com crianças, famílias e casa.

De acordo com Jhenyffer,  a pesquisa é  importante para que empresas e lideranças entendam o comportamento das mulheres e desenvolvam estratégias para esse público. “Por meio do estudo, entendemos o contexto atual e investigamos as necessidades das profissionais, já que a melhor maneira de fazer isso é ouvir diretamente as vivências, preferências e opiniões dessas mulheres”, finaliza.

Acesse a pesquisa na íntegra (clique aqui)

Se Candidate,Mulher!

A Se Candidate, Mulher! é uma startup de recursos humanos especialista em conectar mulheres incríveis a empresas ou promovê-las dentro delas. A HRTech já impactou mais de 20 mil mulheres diretamente, promovendo projetos e ações afirmativas inéditas no mercado para atração e contratação das mulheres. Vencedora, por três anos consecutivos, do Startup Awards, a maior premiação do ecossistema de inovação do Brasil, na categoria “Startup de impacto social”.  Saiba mais: https://secandidatemulher.com.br/

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!