A Giardíase é uma infecção transmitida através do contato com fezes de pessoas ou animais contaminados. As pessoas que estão mais vulneráveis a esse tipo de problema são as que estão expostas a deficiências de saneamento básico em suas cidades ou bairros. Em caso de diagnóstico da doença, é preciso tratamento imediato, já que a infecção pode ocasionar um quadro de desnutrição.
Cerca de 60% das pessoas infectadas costumam ser assintomáticas, ou seja, não é apresentado nenhum tipo de sintoma. Porém, em alguns casos é possível desenvolver um quadro de cólica abdominal aguda, diarreia, perda de peso, distensão abdominal, náusea e vômito.
Além da contaminação via consumo de água infectada, a doença também pode ser transmitidas em ambientes como creches. Já que o uso de fraldas, chupetas, mamadeiras e a constante mania das crianças de colocar a mão da boca podem deixá-las mais vulneráveis ao vírus.
Essa doença é muito comum em crianças entre 1 a 9 anos de idade. E se não tratada adequadamente, o vírus pode afetar a absorção de nutrientes através do intestino.
Mas o que fazer para se prevenir dessa doença?
- Beba sempre água filtrada;
- Lave as suas mãos e as do seu filho com frequência;
- Troque a fralda do bebê com frequência;
- Faça o recolhimento de fezes de animais de estimação com muita higiene dentro de casa;
- E amamente o seu bebê, o leite materno tem uma série de propriedades que ajudam a proteger o seu pequeno dessa doença.