Um outro olhar… é o que precisamos para o Aleitamento Materno. Precisamos ir além da objetividade. Mais que manejo clínico, pega correta, posicionamento…
Um manejo especial com quem precisa de apoio e de compressão sobre o “seu posicionamento” acerca do que vive: a mãe.
Amamentar requer uma avaliação por completo de um ser humano que na maioria das vezes não mensura a dimensão desse processo.
Com toda sua literal propriedade, o leite materno vem como verdadeiro “Ouro” para subsistência, nutrindo e transmitindo amor e muitas outras formas de proteção emocionais e fisiológicas.
O aleitamento materno tem benefícios ímpares para mãe e bebê e, é nesse contato que podemos dizer visceral, que a relação emocional primeira se estreita ainda mais.
Os benefícios mais conhecidos para o bebê são desde a proteção imunológica até a garantia de seu melhor desenvolvimento com nutrição superior e ótimo crescimento.
Para as mães, comumente temos informações sobre a proteção contra câncer de mama, de ovário, de útero e melhor desempenho metabólico para retornar ao peso e balancear a saúde, diminuir o sangramento pós-parto, e claro, o aumento da autoestima, sentindo-se mais segura, confiante, com melhor bem estar.
Essas informações são sempre abordadas entre outras que demonstram tamanha propriedade, composição e qualidade do leite materno, o que por si só já justificaria o aleitamento.
Mas, precisamos ampliar nosso olhar para além de técnicas que colaboram para a amamentação e adentrar em ‘fragilidades’. Ouvir as causas e os motivos aos quais muitas e muitas mães não conseguem realizar-se neste processo.
Quando entendermos que amamentar é mais que produção de prolactina e liberação de ocitocina elas serão nossos aliados nesse caminho tão complexo embora tenhamos a certeza da sua naturalidade.
Ser natural não quer dizer simples.
Olhar uma mãe e apoiá-la no aleitamento faz toda diferença para uma amamentação bem-sucedida.
Nós do site Somos Mães de Primeira Viagem apoiamos a Amamentação como uma rede que acredita que toda mãe pode ter plenitude nesse caminho, respeitando e entendendo os seus limites.
Vamos juntos! Amamente! E apoie quem Amamenta!