Uma leitura diferente para pais

O Diário de Bordo do Bebê
 
 
Quando recebi O Diário de Bordo do Bebê achei que seria mais um passo a passo semanal, do que esperar de cada fase e coisas afins.
 
 
Logo que abri o livro, dei de cara com um aviso de porta na orelha. De um lado “Não perturbe, precisamos descansar um pouco” e do outro “Entre e traga boas energias”. O lembrete é para recortar e usar, achei muito simpático! Isso me motivou a folhear.
 
 
 A pediatra Luciana Herrero, autora do livro, começa falando da própria dificuldade, mesmo sendo médica. O livro é uma delícia de ser lido e visto, isso mesmo: visto! Através de vários QR Codes ao longo do livro, os leitores tem acesso a uma série de pequenos vídeos explicativos, produzidos e gravados especialmente para facilitar o aprendizado.
 
 
 Recheado de fotos e desenhos, além de didático, o conteúdo é extremamente sensível e acolhedor. Indico a leitura!
 

Dra. Luciana Herrero é médica pediatra, mas desde o final da residência percorreu um caminho diferente do traçado pelos pediatras tradicionais. Longe dos consultórios médicos, fez trabalhos voluntários em comunidades carentes e nas casas mais simples da zona rural de Minas Gerais. Escolheu focar a prevenção, em vez de tratar as doenças.

 

Treinou agentes de saúde da Pastoral da Criança, fez palestras em centros comunitários e coordenou um programa de educação de gestantes nos postos de saúde da cidade de Uberlândia (projeto que foi premiado pelo Ministério da Saúde).

 

Para garantir o bem-estar do bebê que está na barriga da gestante, ela cuida também da mulher e da família grávida. É apaixonada pela saúde, pela amamentação e pelo cuidado perigestacional. Em seu currículo, tem capacitações internacionais na área perinatal e primeira infância. Mãe de duas meninas, aprendeu muito do que ensina com suas próprias experiências, feitas de erros e acertos – todos compartilhados com suas pacientes e leitoras.

 

Luciana Herrero é hoje educadora familiar, Consultora Internacional de Amamentação (IBLCE/ USA) e colunista de programas de rádio e TV, onde compartilha seus conhecimentos sobre prevenção e a formação de famílias mais saudáveis. 

 

Você encontra O  Diário de Bordo do Bebê nas principais livrarias e custa R$ 69,90.

 

Mindfulness para Pais

 

Outro livro que recebi, também da editora Matrix, foi o Mindfulness para Pais. O termo mindfulness está sendo tão usado recentemente que achei que o livro seria mais do mesmo. Mais uma vez me enganei, ainda bem 🙂

 

Mindfulness significa atenção plena. Para a autora Laura Sanches, psicóloga clínica, a atenção é o ingrediente fundamental na relação entre pais e filhos. Segundo Laura, o estresse diário, a correria e as obrigações cotidianas não nos permitem estar de forma plena com quem mais amamos. Estamos com os nossos filhos, mas não estamos presentes: agarramo-nos ao celular, pensamos nas preocupações que deixamos no trabalho. É preciso quebrar estes padrões e criar novos modelos de estar em família.

 

O livro traz uma série de pequenos depoimentos que levam aos leitores à identificação e ao espanto (pensei que fosse só comigo!), enquanto a autora ensina a desenvolver uma nova atitude enquanto pais e a educar de forma consciente, estabelecendo um sólido vínculo através do respeito e da confiança.

 

O mindfulness ajuda os pais a:

 

– Gerir melhor o estresse, que pode estar na base de muitos comportamentos negativos em relação a seus filhos, e a lidar melhor com os desafios de ser pai ou mãe.

– Entender melhor o passado e sua própria história para não repetir um ciclo de erros.

– Aprender a cuidar melhor de si próprios e a tornar-se adultos mais tranquilos e confiantes.

– Estar mais atentos e mais conscientes das necessidades dos filhos.

– Usar as ferramentas certas para responder da melhor forma a essas necessidades, em vez de se limitar a reagir aos seus comportamentos.

 

Laura Sanches trabalha em Lisboa, onde dá consultas, cursos e workshops. Licenciou-se em psicologia clínica em 2002 e, a seguir, concluiu o mestrado em Consciousness and Transpersonal Psychology na Universidade John Moores. Fez também alguns cursos de especialização em Aconselhamento e Psicoterapia.

 

Paralelamente ao seu trabalho clínico, foi professora de ioga durante vários anos. Quando descobriu o mindfulness, percebeu que encontrara a integração perfeita entre os benefícios que observava na ioga e o trabalho mais clínico da psicologia. Desde que foi mãe percebeu também o impacto que o mindfulness poderia ter na capacidade de os pais educarem os filhos, passando assim a dedicar-se de forma mais profunda ao campo da parentalidade consciente e ao aconselhamento parental. Suas intervenções no aconselhamento parental alicerçam-se em bases científicas enquanto psicóloga e no seu conhecimento sobre a teoria do apego e o desenvolvimento infantil, assentadas nas descobertas mais recentes da neurociência.

 

Mindfulness para pais está nas livrarias e custa R$ 39,90.

 

Sobre a Matrix Editora

 

Matrix Editora possui 550 títulos publicados e faz cinco novos lançamentos a cada mês. Em seu catálogo constam best-sellers como Biografia da Televisão Brasileira, Laços de Sangue, Assassinato de reputações, Silvio Santos – a trajetória do mito e Bem-vindo ao inferno, e autores de destaque como Millôr Fernandes e o ator norte-americano Steve Martin.

 
Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!