Quando o dia tão esperado do parto começa a se aproximar, a gestante fica um pouco aflita quanto aos sinais do trabalho de parto. E o casal pode ter dificuldade em identificar corretamente o que está acontecendo e aí surgem algumas dúvidas. Será que essas contrações são realmente verdadeiras? Bom, conheça alguns sinais que podem te ajudar a identificar se chegou a hora de dar a luz.
O corpo da grávida começa a se preparar para o parto bem antes e pode acontecer da mulher sentir algumas contrações falsas, conhecidas como contrações Braxton Hicks. Elas costumam aparecer de forma indolor, irregular e se manifestam quatro vezes por hora nos momentos de descanso. Atenção, mamãe, se houver um número maior de contrações por hora, cuidado, pode ser parto prematuro.
As contrações também indicam o rompimento da bolsa, o sinal mais certo e preciso que você está entrando em trabalho de parto. A partir deste momento ligue para o seu médico ou parteira e corra para a maternidade.
Quando vai se aproximando a hora do parto, as contrações costumam se manifestar em um período muito mais curto, de 5 a 10 minutos. A contração nesse momento pode durar de 30 a 45 segundos, começando em ondas mais fortes e diminuindo sua intensidade.
No trabalho de parto o bebê costuma ficar em uma posição mais baixa, a barriga endurece e você pode sentir uma leve compressão no baixo-ventre. Esse sinal pode vir acompanhado de dor lombar e perda vaginal.
Há também um tampão mucoso que é expelido até 72 horas antes do parto, seu aspecto é parecido com uma geleia rosada. Pronto, se prepare, começa nesse momento a dilatação do útero.
Existe uma variação no período de trabalho de parto: mães de primeira viagem costumam ficar de 12 a 14 horas; já mulheres que já tiveram filhos costumam ter esses sinais em um período mais curto, de 6 a 8 horas.
Uma boa dica para você amenizar os incômodos é andar dentro do quarto, isso facilitará a descida do bebê e amenizará as contrações. Aprenda técnicas de respiração antes do grande dia, isso te deixará mais relaxada.