Teste da linguinha é fundamental para a saúde do bebê

O Teste da Linguinha se tornou obrigatório em hospitais e maternidades desde 2014, por meio da Lei nº 13.002/2014, sendo um procedimento utilizado para a detecção da anquiloglossia, alteração no tecido que se estende da língua até a cavidade inferior da boca. Porém, na última semana, a Sociedade Brasileira de Pediatria solicitou ao Ministério da Saúde a anulação da lei. A fonoaudióloga especialista em linguagem e desenvolvimento infantil, Raquel Luzardo, discorda do pedido e explica por que o exame é tão fundamental para os bebês.

 

Raquel explica que o método avalia alterações no frênulo – pequena membrana localizada embaixo da língua que a conecta com o assoalho da boca. “Nós seguimos um protocolo completo, capaz de detectar problemas como a língua presa que pode gerar não só alterações na fala, mas também o esforço demasiado na hora de mamar, gerando desmame precoce e baixo ganho de peso”.

 

A profissional explica que o procedimento é indolor. “Apesar de ser um protocolo completo, é simples e consiste em examinar com os dedos o movimento da língua e a posição do frênulo”, explica.

 

De acordo com a fonoaudióloga, há outros sinais que os bebês dão quando apresentam o problema. “Há aqueles que mordem o bico do seio da mãe ao mamar, ou não conseguem colocar a língua para fora ou mesmo quando a colocam, ela tem um formato de coração”, a especialista ainda explica que há mães que acreditam que o desmame precoce acontece porque o leite delas está fraco, quando na verdade o bebê não está conseguindo mamar corretamente.

 

A profissional também ressalta que, assim como a maior parte de problemas relacionados à saúde, o diagnóstico precoce evita complicações e facilita o tratamento efetivo.

 

Leia também: A importância dos testes da Orelhinha e da linguinha.

 

Participe dos nossos Cursos para Gestantes, veja a agenda e a programação.

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!