Dando continuidade ao tema de chupeta e mamadeiras, como foi citado anteriormente existem crianças que necessitam de “apoios” ou tem necessidade oral maior que as outras.
As crianças amamentadas necessitam menos de hábitos orais (dedo, chupeta, paninhos, etc).
Se você acha que seu filho necessita deste hábito para acalmá-lo, distraí-lo, pense e organize os horários que serão ofertados. Estabelecida a prática do uso deste hábito oral a criança será condicionada e associará sempre ao momento que foi oferecido.
Exemplo: Se todo resmungo que a criança fizer você ofertar a chupeta, ela pedirá a qualquer hora a chupeta. Outro exemplo se a criança estiver alimentada e trocada NÃO deixe com a chupeta na boca.
Algumas dicas importantes:
– Se for oferecida a chupeta estipule os horários e os momentos para acalmá-la ao desconforto;
-Utilize sempre chupetas ortodônticas ( menos nocivas) e retirá-la assim que a criança se acalmar ou adormecer;
– Não deixe a criança dormir a noite toda com a chupeta, se ela se acostumar a sucção a noite toda, quando cair a chupeta ela irá procurá-la ou se manifestará com resmungo ou choro para obtê-la.
No mercado há várias opções mas muitas não posicionam a língua adequadamente favorecendo a abertura da boca e fazendo a criança respirar por ela. Desta forma o prejuízo aumenta ocasionando deformidade na arcada dentária e na musculatura da face.
Se for “bem” usada o prejuízo é menor do que o uso prolongado da sucção do dedo (polegar, indicadores).
– Não oferecer várias tipos de chupetas, ou fazer uso de pingente com várias chupetas penduradas.
Se a opção for fazer o uso de chupetas fiquem atentos ao material e formato do bico.
Algumas dicas:
Material: silicone ou látex.
– Prefira as de silicone por serem mais resistentes a deformação, quando esterilizadas e, menos porosas
Na minha opinião como mãe de 4 filhos, acho que a chupeta de silicone por ser mais dura nem toda criança gosta e o “apego” é menor.
A de látex, tem um custo mais baixo é comum de achar, mais “molinha” se assemelha ao bico do seio materno fazendo com que o bebê ou criança goste mais de sugá-la.
Prefira o formato da aureola, côncavo (com furo) que permite que a criança respire.
Observe se a criança não fica puxando para frente forçando a musculatura dos lábios ou os dentes e girando a argola.
Observa-se o tamanho do bico tanto de chupeta como também mamadeira adequando com a faixa etária de seu filho. Hoje no mercado há milhares de tipos e algumas marcas sugerem as idades.
A mesma orientação para mamadeira, observe o tipo de bico, material e furo, os copos de transição são muito bons para as crianças que são amamentadas ou se não querem oferecer mamadeira e passam a tomar outros líquidos.
Em caso de dúvida consulte um profissional habilitado para orientá-lo!
Boa sorte!