Quando a diversão com jogos se torna uma doença

A OMS (Organização Mundial da Saúde) já classifica como doença, a dependência em jogos eletrônicos. E a coisa é tão séria que alguns países já tem clínicas privadas para tratar o distúrbio, como é o caso do Reino Unido. Os governos da China, Japão e Coréia do Sul, já criaram ferramentas e dispositivos para controlar o uso excessivo dos games entre crianças e jovens.

As razões para os games causarem dependência são inúmeras, entre elas, são os próprios jogos que são feitos, pensados e projetados para viciar, mantendo os usuários ligados ou conectados à jogos desafiadores com vários níveis de dificuldade, mas sempre com recompensas atraentes, conforme as etapas são vencidas.

Tenho recebido muitas crianças e adolescentes em consultório com dependência de jogos. Crianças preenchendo critério para vício em eletrônicos, é alarmante. Há também a questão dos jogos violentos sendo usados por crianças e mesmo por adolescentes que ainda não tem uma estrutura emocional bem sedimentada. Há os jogos ansiogênicos, que nem sempre são violentos, mas que causam ansiedade e desconforto – comentou a Dra. Priscila Dossi.

O indivíduo passa a adquirir um alto grau de tolerância em frente as telas, passando cada vez mais tempo jogando. E o tempo diante dos games aumentou consideravelmente desde quando começou a pandemia, principalmente entre crianças e jovens, que devido a mesma, deixaram de ter aulas presenciais.

E por se tratar de dependência, a abstinência também está presente. Quadros de ansiedade, insônia, irritabilidade e até tremores pelo corpo podem surgir quando o indivíduo é impedido de jogar.

Precisamos levar em consideração também o conteúdo altamente violento de muitos jogos que são expostos às crianças e adolescentes sem nenhuma supervisão dos pais, supervisão essa, que muitas vezes é negligenciada para evitar atritos com os filhos” – ressalta a especialista.

Viciados em games apresentam os seguintes sinais:

  • Passam a priorizar os jogos em relação a todo o resto
  • Perda de controle sobre o impulso de jogar
  • Descuido com a aparência e com a higiene pessoal
  • Insônia e sono desregulado
  • Abandonam os familiares e amigos

Por isso a dependência em games, ou Transtorno do Jogo, é considerado um vício comportamental, ou seja, é quando a pessoa negligencia seus afazeres diários, seus familiares e amigos para passar o tempo jogando, comprometendo as suas relações pessoais, sua vida escolar, acadêmica e profissional, além de afetar a sua alimentação e seu descanso.

Outro motivo que faz dos games algo viciante é que, segundo pesquisas, o jogador é bombardeado com altos níveis de dopamina, que é o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, onde uma parte do cérebro, é motivada por recompensa. Quanto mais tempo o indivíduo passa jogando, mais dopamina é liberada no cérebro, causando mais dependência em experimentar aqueles estímulos a fim de aumentar a sensação de prazer. Um círculo vicioso é criado.

Como tratamento temos a psicoterapia cognitivo-comportamental como a opção mais utilizada em vício em jogos online. Com o tratamento o paciente é levado a entender os aspectos de sua dependência, a partir daí, se cria condições para desenvolver maneiras de se relacionar socialmente, fora do ambiente dos jogos online” – completou a Dra. Priscila Dossi.

Alerta aos pais: Observe seus filhos e, se notar quaisquer um dos sintomas acima citados, não hesite em buscar ajuda.

Crédito: Dra. Priscila Zempulski Dossi, médica psiquiatra com especialização em psiquiatria infantil e adolescência pela UNICAMP. Trata infância, adolescência, adultos e também cuida dos transtornos peri-parto.

CRM-MS: 7271 RQE: 5944/5945

Instagram: @prisciladossipsiquiatra

Participe do nosso curso “Quem tem medo da adolescência”, 100% online. Acesse aqui.

Siga nossas redes sociais:

@somosmaesevoce

@dolacoaoabraco

@festivalsomosmaes

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!