Um dos períodos de maior vulnerabilidade emocional da vida da mulher é quando ela está vivenciando o ciclo gravídico-puerperal. Isso porque acontecem diversas mudanças (físicas, psíquicas e sociais) em um curto período de tempo, que demandam uma adaptação rápida do psicológico dessa mulher, a deixando mais vulnerável a adoecimentos e aparecimento de transtornos mentais.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 10% das mulheres desenvolvem depressão ainda na gestação, e 13% no puerpério. No Brasil, 1 a cada 4 mulheres sofrem com depressão pós-parto.
Por isso é extremamente importante cuidar da saúde mental durante toda a gestação e puerpério, como forma de prevenir adoecimentos ou identificá-los e tratá-los no início, diminuindo seus prejuízos na qualidade de vida.
O que é o Pré-natal Psicológico?
É um acompanhamento psicológico realizado com o objetivo de facilitar a adaptação da gestante a todas as mudanças que vão ocorrer com a chegada do bebê, proporcionando que ela viva essa fase com mais leveza e equilíbrio emocional.
O Pré-natal Psicológico promove a saúde mental da gestante, fazendo o rastreio, diagnóstico e prevenção de adoecimentos psicológicos (como a depressão, psicose puerperal, transtornos ansiosos, entre outros).
Vai também abordar medos e inseguranças com relação a maternidade, possibilitando que a mulher desenvolva autonomia e confiança para exercer seu papel como mãe e construa um maternar que faça mais sentido para ela e para a família que quer construir.
Além disso, esse acompanhamento fortalece o casal e auxilia com que se prepare para o nascimento do bebê, pois incentiva a participação do pai em todo o processo da gestação e no pós-parto, facilitando assim o desenvolvimento do vínculo materno-paterno-filiar.
No Pré-natal Psicológico também é feita a preparação psicológica para o parto, com técnicas pra redução de ansiedade, relaxamento e respiração, que vão auxiliar na diminuição da dor durante o trabalho de parto. Também previne o acontecimento de violência obstétrica, pois se faz uma psicoeducação sobre parto e suas possibilidades, e ajuda a gestante a montar seu próprio plano de parto, com base nos seus desejos e vontades para esse momento. Cuidar da saúde mental materna também é importante para o desenvolvimento saudável do bebê. Já existem estudos que apontam que altos níveis de ansiedade, estresse e depressão não tratados durante a gravidez afetam o neurodesenvolvimento do bebê.
Participe dos Cursos para Gestantes Somos Mães, turmas mensais, saiba mais clicando aqui.