Antes de engravidar a mulher passa por uma bateria de exames para saber se tudo está bem com a sua saúde. Isso acontece porque os médicos precisam entender se o organismo da mulher está pronto para conceber uma criança sem ter complicações. E após os 40 anos de idade, o risco de ter diabetes gestacional, eclampsia e do bebê nascer com síndrome de down aumentam. E depois de engravidar, os mesmos exames são feitos novamente para checar se tudo está correndo bem na gestação.
E onde fica o papai em meio a tudo isso? Bom, após estudos recentes o que podemos constatar é que o homem também precisa passar por essa bateria de exames antes da mulher engravidar e depois desse processo.
A participação do homem na concepção de um bebê é tão grande quanto a da mulher. E isso pode desencadear problemas que podem afetar direto ou indiretamente a saúde do bebê e da mamãe.
O pré-natal garantiria a tranquilidade do casal, já que os dois saberiam que a saúde está em dia e o bebê está seguro quanto a doenças que poderia desenvolver na barriguinha da mãe.
No Brasil, o Ministério da Saúde pretende estimular os homens a fazer exames periódicos e com mais frequência. Tudo isso ressaltando a importância de se certificar de sua própria saúde para garantir uma paternidade mais tranquila e longe de problemas.
Na bateria de exames tem testes de HIV, hepatite, hipertensão arterial, diabetes e colesterol. E não é só isso, é importante ressaltar a importância do pai para acompanhar a esposa nos exames que ela está fazendo. Essa parceria é importantíssima.
Não deixe a sua saúde em segundo plano, o seu futuro depende disso. Faça exames com frequência, principalmente, se pretende ser papai.