O puerpério é o período que a mulher tem para se recuperar da gestação e do parto e é muito importante.
Essa fase pode ocorrer da sexta até a oitava semana pós-parto. Nesse período, seu corpo passa por uma fase de normalização, todos órgãos reprodutivos voltam ao seu estado original, inclusive o útero que costuma ficar 50 vezes maior que o seu tamanho normal.
Além disso, o local onde a placenta se encontrava fica com pequenas feridinhas que precisam cicatrizar. Pois se não houver a cicatrização adequada há o perigo da mamãe ter uma infecção. E um dos sintomas mais comuns é febre, então, fique atenta.
Cuidado também com esforços físicos, mamãe, descansar é primordial nesse período. Lembre-se que seu corpo ainda está se recuperando da gestação e do parto. Então, evite carregar peso, pelo menos nos primeiros 30 dias após o parto.
Esforços que consideramos bobos, como dirigir, pode prejudicar sua recuperação, principalmente porque esse ato requer um esforço maior da musculatura abdominal e do períneo.
Uma das grandes dúvidas das mamães é quanto ao momento em que ela pode voltar a ter relações sexuais com o parceiro. Bom, o importante é que o casal respeite o período de quarentena, já que o risco de contrair uma infecção é muito grande. Por isso, você pode ter relações sexuais de acordo com o limite do seu corpo e com a recomendação médica, é aconselhável que esse processo seja feito gradativamente.
O puerpério é um período de muitas mudanças e adaptações, por isso, não hesite em pedir ajuda ao seu parceiro ou familiares. Você tem o total direito de ter seu momento de descanso respeitado e preservado. Além disso, qualquer ajuda é bem-vinda.