As preocupações com o nosso pequeno não acabam e a higiene é um dos pontos principais. Como o bebê ainda não sabe cuidar da própria higiene, é preciso que os pais fiquem o tempo inteiro atentos a qualquer sujeirinha nova. E os olhinhos do bebê precisam sempre estar limpinhos para que a criança fique livre de bactérias. Nos primeiros meses de vida é comum que o recém-nascido tenha secreções acumuladas no cantinho dos olhos.
A falta de higienização na área dos olhos pode resultar em uma série de doenças, como conjuntivite, alergias e irritações. O ideal é que os olhinhos da criança sejam limpos de duas a três vezes por dia. E não precisa de nenhum produto específico para fazer essa limpeza, apenas água filtrada e algodão já é o suficiente.
Não deixe de fazer esse processo de higienização por medo de machucar o pequeno. É imprescindível que você limpe sempre os olhinhos, passando o algodão em toda a pálpebra até chegar nos cílios.
O correto é usar um algodão para cada olhinho da criança, nunca use o mesmo. Evite esfregar a região para secar, passe levemente o algodão e vá secando aos poucos, tudo com delicadeza para não machucar o pequeno.
Se você perceber vermelhidões, coceiras e algum tipo de alergia nos olhos da criança, leve-o imediatamente a um especialista. Não tente medicá-lo ou fazer qualquer procedimento por conta própria.