O que é o apadrinhamento afetivo?

Desde 2015, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) implantou o programa de apadrinhamento afetivo para crianças e adolescentes que vivem em abrigos, assim, jovens com poucas chances de adoção têm a oportunidade de construir vínculos fora da instituição. 

 

O padrinho ou madrinha não tem a guarda da criança, mas se torna uma referência e proporciona a vivência familiar a ela. A pedagoga Débora Ablas, que apadrinhou dois garotos, explica: “Você tem um compromisso moral com a criança, esta relação é acompanhada pela Vara da Infância e Juventude (VIJ) até o menor completar a maioridade. É um compromisso sério e duradouro para ambas as partes!”

 

Estão aptos a participar do programa as crianças entre 7 e 17 anos e 11 meses ou portadores de necessidades especiais de qualquer idade. 

 

Tipos de apadrinhamento

 

Afetivo – Visita o afilhado em datas acordadas e pode retirá-lo para passeios e atividades fora da instituição.

 

Prestador de Serviço – voluntários que atendem em abrigos de acordo com a sua especialidade.

 

Financeiro – a ajuda é somente financeira ao afilhado, à instituição ou ambos. 

 

Quem pode apadrinhar

 

Qualquer pessoa pode se candidatar ao apadrinhamento, mas é necessário passar por um curso de formação e também podem escolher se desejam uma criança ou um grupo de irmãos. “O candidato participará de alguns encontros e receberá uma cartilha, a fim de conhecer o perfil dos “afilhados”, geralmente o apadrinhamento ocorre apenas nos casos de crianças que já estão sem esperanças de ser adotadas”, explica Débora.

 

Como funciona

 

No caso de apadrinhamento afetivo, a cada quinze dias as crianças encontram-se com as famílias para passeios e eventos. A ideia é que os padrinhos passem finais de semana, feriados e parte das férias com o afilhado para oferecer vínculo afetivo e oportunidades.

 

No caso da pedagoga, que ainda não tem a autorização formal, é combinado as saídas com horário marcado: “já participei de dois encontros coletivos de padrinhos com os afilhados, de uma reunião na VIJ e agora estamos aguardando a visita da equipe técnica em nossa casa para a próxima etapa que deve ser uma audiência com a juíza  do projeto. Quando estiver de posse do termo de apadrinhamento daí poderemos viajar, passar férias, entre outros”.

 

Maioridade

 

Um dos objetivos do projeto é ajudar os adolescentes a encontrar um caminho depois da maioridade, quando saem do abrigo. Débora conta que pretende ajudá-los a encontrar uma ocupação e moradia: “esta não é a obrigação dos padrinhos, mas como sou militante da área social e como sofri muito no processo de desabrigamento de um garoto do abrigo. Desta vez farei diferente! E em seguida é uma preocupação natural de família, ver como estão, aconselhar… Convidar para o almoço, etc.”

 

Carinho

 

O projeto não é só benéfico para as crianças e adolescentes, mas também para quem decide apadrinhar. 

 

A maioria chega a adolescência com muita insegurança e falta de laços afetivos fora do abrigo. 

 

De acordo com Débora, a principal necessidade é de afeto: “para eles é muito importante conviver numa casa em que possam pegar uma fruta na geladeira, assistir tv na hora que quiserem. Mas no abrigo tudo é muito institucionalizado. Outro dia eu pedi ao meu afilhado que pegasse um tomate enquanto cozinhava e este simples pedido o paralisou! Ele não sabia como se comportar porque desde o acolhimento não pode acessar a geladeira. Então, o convívio fora da instituição é o melhor que podemos oferecer muitas das vezes!”

 

E ela finaliza com um recado para quem pensa em apadrinhar: “eu diria que recebo muito mais do que dou. O carinho, o sorriso ao te ver chegar, isso tudo não tem preço!”

Somos Mãeshttps://somosmaes.com.br/
A Somos Mães é uma ONG e uma empresa do setor 2,5 que nasceu em agosto de 2014. Com o objetivo de informar e acolher, produz conteúdo que impacta diariamente mais de 300 mil pessoas. Tem dois projetos incentivados pela Lei Rouanet.

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nossas redes

220,125FãsCurtir
65,000SeguidoresSeguir
345InscritosInscrever
spot_img

Últimos posts

error: Content is protected !!