Após sofrer aborto espontâneo, a mulher é encaminhada para a realização de um procedimento que retira os restos placentários, a curetagem. Além disso, esse método também pode ser realizado para retirada de tecido para exames no caso de sangramento do endométrio.
Geralmente, a curetagem é realizada no hospital utilizando anestesia. É um procedimento muito simples e a recuperação é rápida, na maioria dos casos a mulher recebe alta no mesmo dia.
A curetagem é realizada através de dois métodos: em um deles é utilizada uma colher para raspar o interior do útero e no outra um aspirador que suga todos os restos da placenta e é menos agressivo.
As mulheres que se submeteram a esse procedimento podm apresentar um sangramento que dura de 7 a 12 dias. O sinal de alerta deve ser ligado se o fluxo de sangramento aumentar muito e a paciente ter febre, nesse caso procure um médico.
Mas em quanto tempo posso tentar engravidar de novo?
Bom, o recomendado pelos médicos é que você espere pelo menos 90 dias para o útero se recuperar e também é necessário que seu ciclo menstrual se regularize.
Por mais simples que seja a curetagem, ela ainda é um procedimento invasivo e que oferece riscos à fertilidade da mulher. Esse procedimento pode causar também uma dificuldade maior para engravidar, pois o útero pode sofrer algumas lesões. Por mais que o risco de sofrer problemas sérios durante a curetagem seja menor, ele ainda existe.