A cardiotocografia é um exame que verifica o bem estar do bebê que ainda está dentro da barriguinha da mãe. Com ele é possível saber a frequência cardíaca e as contrações uterinas, tudo isso para saber como está o bem-estar materno-fetal do feto. É classificado em duas categorias: anteparto, que é feito antes, e intraparto, que é realizada durante o trabalho de parto.
Esse exame é importante, pois através dele o médico consegue saber como o bebê está reagindo às contrações. Se identificada alterações, é possível realizar outro procedimento, a cardiotocografia estimulada. Nesse, o médico utiliza um estímulo sonoro no abdome da mãe para verificar a reação do pequeno dentro da barriga.
Hoje em dia, esse exame é realizado na fase final do pré-natal, sendo assim, um complemento da ultrassonografia. É um procedimento muito simples e pouco evasivo. Durante o procedimento a mamãe é deitada e os médicos aplicam uma série de eletrodos em sua barriguinha. Durante o tempo de 20 a 30 minutos a máquina registra os batimentos e movimentos do bebê e produz, assim, um laudo que precisa ser interpretado por um especialista.
Na realização da cardiotocografia ainda é possível ser aconselhada sobre qual é o melhor parto a se fazer. Assim, você pode garantir o seu conforto e se programar para a chegada do seu pequeno.