Sabe aquela famosa frase: “Gravidez não é doença!”. Então, essa é uma das coisas mais verdadeiras que uma gestante pode escutar. Mesmo com algumas restrições quanto a alimentação, cuidados com a aparência e esforço físico, a gestante pode e deve continuar com alguns hábitos na sua rotina. Claro que conforme o avanço da gravidez a mulher vai restringindo uma série de coisas e isso é normal.
Vamos, então, desmitificar alguns mitos sobre o que uma gestante pode fazer durante essa fase.
- A mulher pode, sim, se depilar durante a gestação. Você pode usar cera e lâmina para fazer isso, já que nenhum dos dois produtos oferecem risco ao bebê. Mas, é comum sentir mais dor ao se depilar com cera, já que a mulher se encontra em um estado em que seu corpo está mais sensível.
- Há quem pense que a gestante não pode praticar nenhum tipo de esforço físico e isso está errado. A gravidez não impede a mulher de praticar atividade física, na verdade, esse hábito faz muito bem a saúde. O cuidado deve ser com exercícios muito intensos e com carga alta, além do quê o ideal é sempre ter o aval do seu obstetra.
- O sexo na gravidez é quase um tabu, porém, os médicos contrariam esse argumento. O sexo é, sim, permitido e faz muito bem ao casal, além de não afetar o bebê.
- Não há problema nenhum em a mulher dormir de bruços, mas é claro que depois dos 4 meses de gestação essa posição pode se tornar muito desconfortável devido ao aumento da barriguinha. Após esse período, o ideal é que a gestante durma de lado, virada para o lado esquerdo e com um travesseiro entre as perna.
- Praias e piscinas estão liberadas para a gravidinha. O único cuidado que precisa ser tomado é quanto a ficar em lugares com ondas muito intensas, o que pode causar um desequilíbrio. Outro ponto importante a ressaltar é quanto ao uso do protetor solar, não se esqueça de passá-lo sempre que sair de casa e em dias que resolver ficar na piscina ou no mar. Fora isso, um dia dentro da água promete te deixar relaxada e aliviar o peso da barriga na coluna.
- Viajar de avião grávida é permitido, mas até um certo estágio. A partir das 36ª semana de gravidez a mulher não pode viajar, a menos que esteja com seu médico no mesmo vôo. Antes disso e em casos de gestação com baixo risco, a mulher pode viajar tranquilamente. Lembrando que em viagens muitos longas é bom tomar cuidado com a hidratação e o uso de meia-calça elástica. Além disso, você precisa se levantar a cada uma hora para melhorar a circulação.
- Quanto a coloração do cabelo, a gestante pode usar a partir da 14ª semana de gravidez produtos sem amônia.
- Se você precisar passar por algum procedimento dentário durante a gestação e precisar tomar anestesia, avise seu médico e o informe sobre a gravidez. Geralmente, a anestesia usada em consultórios odontológicos não oferece nenhum risco a gestante, porém, é sempre bom conversar com o dentista antes.
Participe do nosso Curso para Gestantes, a próxima turma acontecerá no dia 29 de setembro. Clique aqui para mais informações.