O Pré-Natal Humanizado, metodologia que confere à mulher autonomia sobre o processo da gravidez e do parto, tem como objetivo o acolhimento e a assistência da mãe, garantindo liberdade sobre seus sentimentos e vontades no decorrer da gestação. A ideia é fazer da mulher a protagonista antes e no momento do nascimento, ajudá-la a chegar nesta ocasião com total confiança no seu poder de parir de forma tranquila e saudável.
Nessa modalidade, a gestante tem todos os seus direitos e desejos respeitados, não só no momento do parto, mas durante os nove meses de preparação para acolher o seu bebê. O objetivo é que a atenção obstétrica e o neonatal sejam realizados de forma humanizada e a maneira pela qual a gestante será acolhida e assistida pela equipe é fundamental para diferenciar um pré-natal comum de um humanizado.
No Pré-Natal Humanizado, alguns pontos são fundamentais: a gestante deve ter acesso a todas as assistências de saúde; a equipe deve estimular a mãe a expressar suas preocupações e angústias e ter todas as suas dúvidas sanadas; deve receber orientações sobre as queixas mais comuns da gravidez como vômitos, sono excessivo, doenças adquiridas durante o período gestacional e os sinais e os sintomas do parto devem ser esclarecidos para que a gestante se prepare com mais calma para o momento tão esperado.
O ideal é que uma equipe multidisciplinar preparada e engajada na metodologia do Pré-Natal Humanizado realize o acolhimento da gestante e do seu acompanhante. Este grupo deve ser formado por ginecologista, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, neonatologista, obstetriz e uma doula, que prestará assistência humanizada desde a concepção ao parto, oferecendo informações, esclarecimento de dúvidas, até a preparação para o momento do nascimento.
O principal objetivo do Pré-Natal Humanizado é encorajar a gestante a participar de todo o processo de gestação de forma prazerosa, que ela se prepare para vivenciar o ato de nascer de forma plena, confortável, segura e sem medo, além de ajudar a fortalecer o vínculo entre mãe e filho e estimular o aleitamento materno desde os primeiros minutos de vida do bebê.
Dr. Alberto Guimarães
Dr. Alberto Guimarães é ginecologista, obstetra e idealizador do projeto “Parto sem Medo”.
Formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis e mestre pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), atualmente exerce o cargo de gerente médico para humanização do parto e nascimento do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, CEJAM, em maternidades municipais de São Paulo para o Programa Parto Seguro à Mãe Paulistana. www.partosemmedo.com.br